Arquidiocese de Braga -

23 novembro 2018

Arcebispo do Panamá convida jovens portugueses a participar na JMJ de 2019

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

“Convidamos os jovens europeus para que participem com a juventude do mundo”.

\n

O arcebispo do Panamá, que em Janeiro vai acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, convidou os jovens de Portugal e da Europa a participar no evento, que vai ser presidido pelo Papa.

“Convidamos os jovens europeus para que participem com a juventude do mundo”, referiu à Agência ECCLESIA D. José Domingo Ulloa Mendieta. Presentes vão estar de 140 delegações nacionais, provenientes dos cinco continentes.

O arcebispo do Panamá sublinha que a próximo jornada mundial quer ser “uma jornada tecnológica, para que aqueles que estão fisicamente no Panamá também possam representar os jovens que, por diversos motivos não possam lá estar”.

O responsável admite que a data escolhida pode ser “complicada” para os jovens europeus, devido ao calendário escolar, mas “inverte, um pouco, a realidade, quando as jornadas foram na Europa”.

Para D. José Domingo Ulloa Mendieta, é “um privilégio” que a Jornada Mundial tenha tido como “preâmbulo” o Sínodo que o Papa quis dedicar aos mais novos, durante o mês de outubro, para “colocar a Igreja à escuta” das novas gerações.

“Não há outra forma de renovação e de mudança da Igreja e do mundo do que ouvir os jovens e permitir que eles sejam protagonistas”, sustenta.

O arcebispo fala ainda das lições de uma realidade latino-americana marcada pela presença juvenil, procurando “mostrar o grande tesouro, que não é futuro, mas presente, da juventude”.