10 abril 2019

Noite de Teatro desafiou presentes à Missão

Fotografia DR

DACS com DAPV

A peça, sempre pontuada de algum humor, convidou à reflexão da assistência.

No passado sábado, dia 6 de Abril, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga (DAPV) promoveu a apresentação de uma peça de teatro com o objectivo de continuar a preparar e divulgar a Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontece no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, de 5 a 12 de Maio, com o tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”.

O momento contou com a adesão de um grande número de pessoas provenientes das diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado anfitrião.

Na abertura do encontro, o Pe. Casado Neiva, Arcipreste de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, deu as boas-vindas a todos os presentes e lembrou “a alegria e o empenho com que o Arciprestado acolhe e procura promover e viver esta Semana de Oração pelas Vocações”.

O espectáculo esteve a cargo do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas do Seminário Conciliar e do Seminário de Nossa Senhora da Conceição. A peça apresentada intitula-se “A Missão é um dia feliz”, com texto e encenação de José Miguel Braga.

A peça, sempre pontuada de algum humor, convidou à reflexão dos presentes. O Pe. Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, agradeceu a presença de todos, assim como ao Grupo de Teatro pela apresentação da peça e ao Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim pelo acolhimento.

“Se cada um cumprir a sua missão, isto é, se tiver a coragem de arriscar viver a vocação a que o Senhor o chama, tal como propõe o Papa Francisco na sua Mensagem para a Semana das Vocações deste ano, então os dias serão mais felizes e também os dias da Igreja terão esta alegria”, sublinhou o sacerdote.

A noite de teatro decorreu no contexto de uma dinâmica vocacional preparada também pelo Departamento, que, através de alguns desafios lançados aos presentes ao longo da noite, e mais concretamente depois da peça, procurou interpelar a todos para a temática de fundo desta Semana de Oração pelas Vocações, assim como para a sua vivência e celebração.

Antes do regresso a casa, os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um convívio, que teve a dupla finalidade de possibilitar a concretização dos diferentes desafios de índole vocacional que foram propostos e encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos”, adiantou o DAPV.