3 maio 2019

Retiro Espiritual do DECA decorreu em Soutelo

DACS com DECA

Actividade envolveu reunião de avaliação do ano pastoral decorrente e delinear de estratégias para o próximo.

Nos passados dias 30 de Abril e 1 de Maio, na Casa da Torre, em Soutelo, realizou-se mais um retiro dos elementos do Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos (DECA).

Sob a orientação do Pe. Nuno Ventura, missionário passionista, o retiro começou na terça-feira à noite com um momento de oração que nos preparou o coração para a “dureza” do caminho que seria reflectido no dia seguinte.

"O novo dia iniciou com novo momento de oração, no qual fomos convidados a admitir que não somos perfeitos. Na verdade, todos nós o sabemos, mas nem sempre o admitimos. De qualquer forma, é bom percebermos que é na nossa imperfeição que Deus actua e é a partir dela que nos faz discípulos e trabalhadores da sua messe", afirmou Nazaré Dantas, participante.

O dia prosseguiu com momentos alternados entre temas desenvolvidos pelo Pe. Nuno e momentos de reflexão individual.

No primeiro tema, o Pe. Nuno apresentou o caminho de Maria, uma viagem que ensina a importância da atenção, da escuta, das acções concretas, da alegria, da ternura e da discrição. A segunda viagem apontada foi a de Jesus.

Por fim, foi abordada a viagem do discípulo. Partindo da passagem bíblica do caminho de Emaús, os participantes perceberam que, para também eles serem discípulos, precisam de tempo, sobretudo tempo para o Senhor, tempo de escuta e encontro efectivo com Ele, tempo para avivar a memória e perceberem quem são.

"Enfim, foi uma excelente forma de pararmos da azáfama própria do dia-a-dia para podermos pensar no caminho que estamos a fazer e como devemos prosseguir. Afinal, qualquer grande caminhada exige estes momentos de paragem, questionamento, reflexão… e oração, pois sem a companhia efectiva do Senhor Jesus, o caminho não será frutífero. Não vale a pena perdermos tempo com as coisas d’Ele, se não perdermos (ou ganharmos!) tempo com Ele próprio", concluiu Nazaré.

O dia terminou com eucaristia e uma reunião com os membros do Departamento, onde foi já avaliado o ano pastoral que ainda decorre e toda a acção que o DECA tem vindo a desenvolver. Foram igualmente delineadas algumas estratégias para o próximo ano.