Arquidiocese de Braga -

23 setembro 2019

"Uma Catequese Inovadora” é o tema das Jornadas de Catequistas

Fotografia

DACS com SNEC

Edição de 2019 das Jornadas Nacionais de Catequistas quer reflectir sobre os desafios da catequese

\n

O Centro Paulo VI, em Fátima, acolhe, entre os dias 25 e 27 de Outubro, mais uma edição das Jornadas Nacionais de Catequistas.

A iniciativa, do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), vai homenagear a figura de Monsenhor Amílcar do Amaral e apresentar os vários projectos inovadores em curso no sector.

“No contexto a que nos referimos hoje, de pós-cristandade, a catequese deve constituir-se como um processo educativo amplo e integral que é oferecido de uma forma muito personalizada, a cada um e a cada uma das crianças e dos adolescentes, o que requer uma criatividade especial por parte dos catequistas e dos responsáveis paroquiais”, sustenta Cristina Sá Carvalho coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC.

Para a responsável, a actualidade exige o repensar “da catequese dos adolescentes” que deve ser “uma catequese de co-construção entre catequista e catequizandos, de verdadeira partilha, de responsabilização dos mais novos, de experiência e de projecto conjunto de construção do Reino”.

Para isso o dia de Sábado, 26 de Outubro, vai contar com a apresentação do tema A Catequese dos Adolescentes, à luz da Carta Pastoral por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Pela tarde é a vez do padre José Henrique Pedrosa, da catequese de Leiria-Fátima, abordar o tema COM os Adolescentes, uma metodologia catequética projectual, participada e comprometida.

O tema Os Adolescentes, a catequese e a Jornada Mundial da Juventude encerra o dia de trabalho e conta com a apresentação do padre Tiago Neto, da catequese do Patriarcado de Lisboa.

No Domingo, as jornadas vão reflectir sobre a realidade do projecto da “Catequese Familiar” já no sexto ano de funcionamento.

“Esta é uma oportunidade para reflectir e avaliar o modelo que a Conferência Episcopal Portuguesa já apontou como o modelo mais «completo e eficaz» para a Catequese”, sustenta Cristina Sá Carvalho.

Catequese Familiar, também COM os adolescentes? é a pergunta trazida pelo padre Vasco da Cruz Gonçalves, da Catequese de Viana do Castelo, aos trabalhos.

No final da manhã de Domingo as jornadas acolhem uma mesa redonda, sob o tema Outras vozes sobre os adolescentes, com moderação da coordenadora da catequese no SNEC.

As inscrições podem ser realizadas em qualquer Departamento de Catequese nas diferentes dioceses ou num formulário online criado para o efeito.