Arquidiocese de Braga -
28 setembro 2019
Audiência do Papa às crianças do Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
Discurso do Papa Francisco ao Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
Queridos irmãos e irmãs!
A todos vos saúdo e agradeço a Dom Jorge as amáveis palavras de saudação e apresentação desta bela dádiva de Deus, desta maravilha que é o Centro Centro Social de Ruílhe. O mesmo é fruto sobretudo do óbolo oferecido pelo povo humilde e generoso em resposta ao apelo do Padre David de Oliveira Martins. Não pedia para si; pedia para os irmãos, que lhe estendiam os braços à procura de ajuda. Deus concedeu-lhe a graça de tocar o coração dos pobres e humildes, desencadeando por todo o lado a revolução da ternura, sob a bandeira «As crianças do Padre David!». De Roma, levai um abraço meu para os assistidos e os assistentes da Instituição nas suas diversas valências ao serviço da infância, da juventude, dos pobres e dos idosos. Como embaixadores do amor que tendes à Igreja e do bem que me quereis, enviastes os mais pequeninos. Obrigado, Padre Manuel Joaquim!
O vosso caminho leva-vos a olhar juntos o futuro: não olhar sozinhos, nem para vós mesmos. Como ensina Paulo, «o presente ou o futuro, tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus» (1 Cor 3, 21.23). Vós sois de Cristo! É o sentido profundo da vossa história até ao dia de hoje, mas é sobretudo a chave para enfrentar o futuro. Sede sempre de Cristo na oração, no cuidado dos seus irmãos mais pequeninos. Não tenhais medo de participar na revolução a que Ele vos chama: a revolução da ternura (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 88). Cristo caminha convosco e guiar-vos-à.
Antes de vos saudar de forma mais pessoal, quero assegurar a todos e cada um a minha afetuosa solidariedade. Nunca deixeis que o passado vos determine a vida. Olhai sempre para diante. Trabalhai e lutai para conseguir as coisas que vós quereis. E que jamais algum de vós se sinta sozinho; na verdade, compete a todo o homem, criado à imagem de Cristo, fazer-se próximo do seu vizinho. Deus vos conceda ser uns para os outros portadores da sua misericórdia, ternura e amor. E que Ele abençoe o Centro Social Padre David, com quantos abriga e todos os que o gerem, dinamizam e apoiam. Rezo por vós; e vós rezai por mim! Obrigado.
Partilhar