18 outubro 2019

"Laboratório da Fé" chega "com alegria" à Canção Nova em Portugal

DACS | Fotografias: João Pedro Quesado

No próximo Domingo a Reflexão Dominical irá passar na TV Canção Nova Portugal às 17h57 e 20h57. Nos Domingos seguintes estão previstos três horários diferentes.

Se há três anos dissessem ao Pe. Marcelino Ferreira que no próximo Domingo a reflexão dominical do “Laboratório da Fé” ia fazer parte da programação da Canção Nova em Portugal, certamente o sacerdote não iria acreditar.

Tudo começou quando Frei Lopes Morgado, responsável pela Revista Bíblica, desafiou o Pe. Marcelino a fazer estas reflexões escritas para a revista. O Laboratório da Fé já tinha nascido em Outubro de 2012, mas ganhava nesta altura novo fôlego pela vontade e mão dos dois sacerdotes. Pouco tempo depois, o Pe. Marcelino assumia sozinho o projecto que entretanto começou outras colaborações, como acontece com o Igreja Viva.

Este ano o Pe. Marcelino foi novamente desafiado, desta vez por Júlia e Guilherme Duro, agora a criar conteúdos multimédia. A primeira reflexão dominical em vídeo era lançada 31 de Maio, referente à solenidade da Ascensão do Senhor.

No próximo Domingo a Reflexão Dominical irá passar na TV Canção Nova Portugal às 17h57 e 20h57. Para os Domingos seguintes estão previstos três horários diferentes.

Uma surpresa feliz

“Foi a Canção Nova que nos contactou. Provavelmente terão chegado ao conhecimento destes conteúdos a partir da minha participação nas Jornadas da Comunicação Social em Fátima, no último mês. Na altura apresentei o nosso projecto a partir do Instagram. A direcção da Canção Nova ligou-me há uns dias, reflectimos no desafio e entretanto aceitámos”, explica o Pe. Marcelino.

Se para já a parceria consiste em conteúdos já elaborados, no futuro deverá passar por material novo e feito propositadamente a pensar nesta colaboração. Quando o projecto em vídeo começou, o Laboratório da Fé chegou até a fazer uma experiência sobre os sacramentos, algo que estão a pensar retomar. O Pe. Marcelino confessou-se surpreendido pelo convite feito pela Canção Nova e é com humildade que diz que os vídeos “não são nada do outro mundo”.

Ainda assim, admite que o projecto em vídeo é relativamente inovador no campo português, o que explicaria o interesse por parte da Canção Nova. Sobre este novo desafio admite estar entusiasmado, mas não esquece a responsabilidade acrescida.

“Claro que estou muito contente, mas também sei que é muito maior a responsabilidade. Até porque quando se fala em televisão, parece que as pernas tremem logo mais um bocado”, brinca.

O sacerdote explica que nunca pensou chegar a este momento, até porque “foi tudo muito rápido”. A Agência Ecclesia já fez um programa sobre esta nova vertente do Laboratório e já na altura o Pe. Marcelino diz ter sido apanhado completamente “desprevenido”.

Errar, aprender, fazer melhor

O Pe. Marcelino diz que quando começou os primeiros vídeos tinha sobretudo em vista “a aprendizagem e o treino” nesta área. Os objectivos principais passavam por aprender a editar e lançar este tipo de conteúdos, mesmo que de forma muito simples.

“Comecei quase de imediato a ter feedback muito positivo, sobretudo entre colegas. E recebi muitas críticas construtivas! Foram, aliás, essas críticas que nos permitiram fazer vários ajustes e melhorar aos poucos”, afirma.

O responsável pelo Laboratório da Fé diz que ainda erra “todos os dias”, mas que é assim que consegue ir sempre fazendo melhor. Questionado sobre eventuais conselhos a dar a quem quer arriscar em projectos semelhantes, não hesita.

“Diria para começarem sem medos, sobretudo sem medo de errar. Nós erramos, rectificamos e é assim que aprendemos. É assim que vamos melhorando! Eu, por exemplo, estou muito mais à vontade agora do que no início. Comecem, mesmo que de forma básica e simples, as coisas fazem-se aos poucos! Ninguém pode ter a pretensão de ser perfeito logo à primeira”, diz.

O Pe. Marcelino Ferreira afirma mesmo que seria “muito bom” se o Laboratório da Fé conseguisse ser inspirador neste campo e que outras iniciativas se lhe seguissem.

“Esse foi e é precisamente o objectivo principal do Laboratório: ajudar outros a fazer caminho na Evangelização. Agora também através das redes sociais”, conclui.