Arquidiocese de Braga -

27 janeiro 2020

JMJ 2022: Um ano depois

Fotografia

DACS

JMJ Lisboa 2022 tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

\n

Faz hoje precisamente um ano: a 27 de Janeiro de 2019 era anunciado no Panamá que Lisboa seria a próxima cidade a acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2022.

Ao longo do último ano, o Comité Organizador Local (COL), presidido pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e coordenado pelos bispos auxiliares de Lisboa, D. Américo Aguiar e D. Joaquim Mendes, tem vindo a desenvolver vários esforços no que diz respeito à preparação do maior evento do mundo dedicado aos jovens.

De momento, o COL está a organizar uma peregrinação juvenil a Roma para a celebração de entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar a 5 de Abril, Domingo de Ramos. Centenas de jovens portugueses irão encontrar-se com o Papa Francisco para trazer para Portugal a cruz e o ícone da JMJ.

Foram já constituídas sete equipas de trabalho para a preparação do evento, actuando em áreas como a logística, a pastoral e o acolhimento.

No concurso para eleger o logotipo da JMJ, participaram centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes. Na competição que irá escolher a canção oficial do evento, e que foi aberta apenas a portugueses, foram submetidas mais de uma centena de propostas.

O COL também tem sido contactado por jovens de todo o mundo que querem integrar o grupo de voluntários da JMJ.

“Agradecemos, desde já, aos que vão ser voluntários e a todos aqueles que até esta data, neste ano, têm sido magníficos na disponibilidade, no empenho e na ajuda, porque a Jornada Mundial da Juventude só se concretizará, se formos capazes de estar todos disponíveis e cada um der o melhor de si”, sublinha D. Américo Aguiar em comunicado.



Relacionadas