15 fevereiro 2020

VI Domingo do Tempo Comum

Paulo Alexandre Terroso Silva

Vigília de Oração pela Vida Num momento histórico que se tem caracterizado pela promoção de legislação contra a dignidade da vida humana, nomeadamente a eutanásia, a Basílica dos Congregados, em conjunto com associações pró-vida e movimentos eclesiais, re

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano 9 – n. 7

Pensamento da Semana
“O país que se orgulha de ter sido o primeiro a abolir a escravatura e a pena de morte dá um salto mortal para trás se permitir aos nossos médicos a possibilidade de matarem a pedido. Para onde caminhas Portugal!?”
[D. Jorge Ortiga]

17 — SS. Sete Fundadores da Ordem dos Servitas de Nossa Senhora – MF

18 — S. Teotónio, presbítero – MO

20 — Ss. Francisco e Jacinta Marto – MF

21 — S. Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja – MF

22 — Cadeira de S. Pedro, Apóstolo – FESTA

23 — VII Domingo do Tempo Comum

Vigília de Oração pela Vida
Num momento histórico que se tem caracterizado pela promoção de legislação contra a dignidade da vida humana, nomeadamente a eutanásia, a Basílica dos Congregados, em conjunto com associações pró-vida e movimentos eclesiais, realiza esta quarta-feira, dia 19 de Fevereiro, com início às 21h, uma Vigília de Oração pela Vida.

Eutanásia? Não mates, cuida!
A Federação Portuguesa pela Vida e a associação In Família estão a organizar uma manifestação para o dia 20 de Fevereiro, com concentração no Largo de S. Bento, Lisboa, pelas 12h30, para dizer "Sim à Vida" e "Não à eutanásia".
Há autocarros a sair de Braga — junto da igreja de S. Adrião — pelas 8h. O custo da viagem é de 20€. A inscrição é obrigatória e deve ser feita junto da associação In Família através do e-mail: [email protected] ou através do telemóvel: 915 484 579.

A Matemática na Capela de Nossa Senhora da Aparecida
Conferência sobre “A Matemática do arquiteto André Soares na Capela de Nossa Senhora Aparecida”, com Ângela Lopes, Gisela Gomes, João Cabeleira & M. Elfrida Ralha. Dia 21 de Fevereiro, às 21h30, aqui na Basílica dos Congregados. Cenário de vida e refúgio dos Padres Oratorianos, esconde um complexo e invisível trabalho matemático, cujo significado é oportuno decifrar.

"Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia"
No dia 22 de Fevereiro, Sábado, às 11h30, decorre na Sala da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro a apresentação do livro "Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia", da autoria do Cónego José Paulo Abreu.
A apresentação está a cargo de Luís Braga da Cruz e a entrada deve ser feita pela porta de acesso ao Zimbório. Este guia disponibiliza informação detalhada sobre o Sameiro, recorrendo a textos, imagens, dados históricos e pequenos mapas.

Quarta-feira de cinzas | Início da Quaresma | Jejum, abstinência, esmola
Dia 26 de Fevereiro, quarta-feira, iniciamos o Tempo da Quaresma. O ritual da imposição das cinzas será realizado em todas as eucaristias: 10h30, 12h e 17h. Para ajudar a viver a Quaresma a Basílica disponibiliza o livro “Rezar na Quaresma”.

Via-Sacra durante a Quaresma
Todas as sextas-feiras, às 15h30, temos a oração da Via-Sacra. A orientação da oração é da responsabilidade do  Movimento Acção Católica Independente (ACI). Por esta razão, às sextas-feiras, durante a Quaresma, o Santíssimo Sacramento não é exposto e o terço da Divina Misericórdia é recitado a partir das 15h.

Download de Ficheiros

VI_domingo_ANOA_2020.pdf