Arquidiocese de Braga -

30 março 2020

Profissionais da comunicação estão entre os "heróis" do combate à pandemia

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais apelou ao necessário apoio aos média regionais.

\n

Os profissionais da comunicação são “heróis no combate a esta pandemia”, afirmou D. João Lavrador, que também valorizou a “exigência de verdade” e sublinhou a importância da comunicação social de proximidade.

Numa mensagem dirigida a todos os que trabalham nos meios de comunicação social, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais acompanha o “notável trabalho de comunicação que as rádios, imprensa, televisão e mesmo redes sociais, de âmbito regional desempenham na edificação de uma sociedade mais coesa e mais solidária”, pedindo que continuem a “estar perto”.

“Neste contexto, a Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais sente o seu dever de dar uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais nos diversos ramos de actividade que estão a ser os heróis no combate a esta pandemia”, afirma D. João Lavrador, realçando “a importância e o esforço dos profissionais da comunicação social, seja na imprensa, seja na rádio, seja na televisão ou nas redes sociais”.

O também bispo da Diocese de Angra do Heroísmo alertou para “a falsidade ou o medo” que se espalha sobretudo nas redes sociais como “estratégia para alcançar notoriedade” expressou “uma palavra de reconhecimento pela exigência de verdade e de informação que nestas circunstâncias é de extrema necessidade”.

“Está sobretudo nas preocupações desta Comissão a comunicação social regional, de proximidade, a quem quer apresentar uma sincera palavra de reconhecimento e de estímulo para continuar a estar perto dos que estão distantes e isolados e a defender aqueles que não têm voz na cidade dos homens”, afirmou.

D. João Lavrador alertou que “faltam os meios” para que a comunicação social regional possa “desempenhar satisfatoriamente a sua missão para o bem do povo”, lembrando que “sem ela estaria privado do essencial numa sociedade democrática”, apelando a que “os Governantes e Autoridades Públicas tenham presente a relevância do apoio necessário para que a comunicação social regional possa continuar a desempenhar a sua missão”.

O presidente desta comissão da Conferência Episcopal Portuguesa iniciou a sua mensagem por lembrar os tempos de “enorme perplexidade, angústia e sofrimento” de um mundo inteiro “em choque com uma guerra cujo inimigo ainda não se conhece totalmente para o enfrentar com eficácia”.

D. João Lavrador deseja ainda que seja a “esperança” a orientar o “futuro das vidas que agora sofrem de desorientação”.

“Em tempos de tanta calamidade, contamos e confiamos na comunicação social feita com profissionais que zela pela verdade e pelo bem comum, e promove a esperança”.


Download de Ficheiros

Mensagem