Arquidiocese de Braga -

6 abril 2020

Pároco de Real sugere música para acompanhar meditações

Fotografia

Jorge Oliveira / DM

"Porquê" vai ser publicada na Revista SALICUS.

\n

O cónego Hermenegildo Faria, pároco de Real e diretor da Escola de Música Litúrgica São Frutuoso, da Arquidiocese de Braga, recuperou uma música que havia preparado há bastante tempo e que pode acompanhar meditações neste tempo quaresmal e de recolhimento forçado por causa da pandemia de Covid-19.

Intitulada “Porquê?”, esta música é baseada em algumas interrogações do livro dos Salmos e Lc 23,46.

Com harmonização de Eurico Carrapatoso, é cantada por André Carvalho, professor da Escola de Música Litúrgica São Frutuoso, que também acompanha a letra ao piano.

Segundo o cónego Hermenegildo Faria, estas interrogações ou perguntas «são um grito que brota das entranhas do homem habituado pela esperança, mas também vivendo na provação».

«No nosso contexto atual, elas revestem-se de toda a sua força», acrescenta o pároco de Real. Entretanto, os professores da Escola de Música Litúrgica São Frutuoso estão a preparar, cada um no seu canto, recorrendo às técnicas disponíveis, a versão a quatro vozes de “Porquê?”, que, adianta o autor, será disponibilizada em breve, assim como a partitura que será publicada também na SALICUS – Revista de Música Litúrgica da Arquidiocese de Braga que é publicada desde dezembro de 2016 com o intuito de promover a música litúrgica e formar.