20 abril 2020

Departamento Arquidiocesano de Catequese apresenta orientações

DACS

Disponibilização de materiais em suporte físico para que seja possível chegar a todas as famílias é uma das sugestões. "Catequese com o Bispo Nuno", catequese de infância e de adolescência também figuram na lista.

O Departamento Arquidiocesano da Catequese, depois de ter reunido com os representantes das Equipas Arciprestais através de videoconferência, apresenta algumas orientações para a catequese neste tempo, que se requer de isolamento social.

A importância de manter o contacto, a proximidade com o pároco, com todos os catequistas, com os catequizandos e as suas famílias através dos meios disponíveis e de acordo com a realidade de cada comunidade, de cada grupo é um dos aspectos mais sublinhados. O Departamento pede ainda maior atenção às famílias, dado que algumas poderão experienciar ainda mais dificuldades.

Foi precisamente essa atenção que motivou o Departamento da Catequese a preparar materiais com suporte físico, capazes de chegar a todos os catequistas e famílias impossibilitados de usar os meios tecnológicos.

"Esta será exactamente uma proposta que cada paróquia ou catequista pode alterar do modo que achar melhor, para melhor corresponder às realidades de cada situação. O que se pretende é que chegue a cada família, em cada fim-de-semana, para que se possa viver a fé , em casa, mas ao ritmo de toda a Igreja, com toda a Igreja", explica o Departamento.

Os responsáveis salientaram ainda que todas as sugestões "não pretendem substituir, mas sim complementar e acrescentar tantas formas diferentes de fazer catequese que têm surgido e sido partilhadas".

Orientações:

— Porque a família é a “Igreja doméstica”, o Departamento fará chegar a cada paróquia uma proposta de oração em família, ao ritmo da liturgia de Domingo. Esta será exactamente uma proposta que cada paróquia ou catequista pode alterar do modo que achar melhor, para melhor corresponder às realidades de cada situação. O que se pretende é que chegue a cada família, em cada fim-de-semana, para que se possa viver a fé , em casa, mas ao ritmo de toda a Igreja, com toda a Igreja.

Esta proposta tem presente que muitos catequistas e famílias podem não usar os meios tecnológicos – computadores, telemóveis ou outros —, por isso a proposta terá a possibilidade de ser enviada numa simples carta/folha impressa. Pretende-se que seja simples e fácil, mas que depois possa também ser acompanhada com outros recursos de vídeo e som, mas que não são imprescindíveis.

O Departamento compromete-se a enviar por correio electrónico para as paróquias e a disponibilizar na internet. Espera-se que em cada paróquia esta proposta chegue a cada família, através dos meios que se considerar mais oportunos. Uma simples carta deixada na caixa do correio pode ser mais do que suficiente.

— Em sintonia com esta proposta, a Catequese com o Bispo Nuno acontecerá aos Sábados, às 16h00, e será direccionada à família, abrangendo por isso todas as faixas etárias dos catequizandos.

— Para a vivência do mês de Maio, Mês de Maria, reforça a sugestão do Sr. Arcebispo para que as famílias sejam motivadas a celebrar seguindo o esquema habitualmente preparadas pelas equipas do Seminário, que brevemente estará disponível em formato digital, e propõe que as famílias sigam a caminhada proposta com o tema "Com Maria vive a alegria pascal".

— Ainda para o mês de Maio, a Confraria Nossa Senhora do Sameiro, que promove, em conjunto com o Departamento Arquidiocesano da Catequese, a Peregrinação anual das crianças ao Sameiro com o lema "Com Maria sou feliz", irá adaptar esta actividade prevista. Assim, propõe-se a elaboração de trabalhos individuais, ou por grupos de catequese (desenho, poema, texto, oração, entre outros) que deverão ser enviados até ao final do mês de Maio para:

Confraria Nossa Senhora do Sameiro
Av. Nossa Senhora do Sameiro
Espinho

Estes trabalhos destinam-se a ser expostos no Sameiro, a partir do dia 6 de Junho, dia em que será transmitido um momento de oração a partir do Santuário, pelas 16h00, seguido da visualização dessa exposição.

— Para a catequese da Infância, o departamento da Catequese propõe o acompanhamento das catequeses transmitidas pelo canal Youtube Educris, "Catequese em casa", de segunda a sábado com encontros do terceiro bloco dos catecismos do primeiro ao sexto ano.

— Para a catequese da Adolescência propõe, aos grupos que adoptaram o Projeto Say Yes, a sua continuidade. Os materiais encontram-se no Canal Educris. Para o acompanhamento da etapa 5 – Denver 1993 será emitido na RTP2 um encontro semanal, às quartas-feiras, pelas 15h10, no programa Fé dos Homens. Posteriormente o programa ficará também disponível no Canal Youtube da Agência Ecclesia e do educris.

— Ainda para a catequese da Adolescência, para os restantes grupos sugere que se siga a primeira proposta apresentada que segue o esquema de uma lectio divina.