Arquidiocese de Braga -
12 junho 2020
Papa Francisco reforça alerta contra o trabalho infantil
DACS com Agência Ecclesia
A ONU celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil com o tema ‘Covid-19: Proteja as crianças do trabalho infantil, mais do que nunca’.
O Papa Francisco associou-se esta sexta-feira à celebração do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, reforçando o seu apelo pela defesa dos mais novos.
“Muitas crianças são obrigadas a trabalhos inadequados para sua idade, que as privam da sua infância e colocam em risco o seu desenvolvimento integral. Faço um apelo às instituições para que realizem todos os esforços para proteger os menores”, escreveu Francisco, na sua conta do Twitter, numa mensagem acompanhada pela hashtag ‘#NoChildLabourDay’.
A ONU celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil com o tema ‘Covid-19: Proteja as crianças do trabalho infantil, mais do que nunca’.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a pandemia pode levar ao primeiro aumento deste indicador após 20 anos de progresso, sujeitando as crianças a uma “maior carga horária e condições mais perigosas” para a sua saúde e segurança.
Na última quarta-feira Francisco tinha alertado para formas de “escravatura” e “reclusão” que afectam crianças de vários países. No final da audiência geral, o Papa lançou um apelo às instituições internacionais “para que façam todos os esforços para proteger os menores, colmatando as lacunas económicas e sociais que estão na base da dinâmica distorcida em que eles, infelizmente, estão envolvidos”.
O pontífice denunciou a exploração do trabalho infantil, “fenómeno que priva meninos e meninas da sua infância e põe em risco o seu desenvolvimento integral”.
Francisco afirmou que “todos” são responsáveis por esta situação.
“As crianças são o futuro da família humana: todos temos a tarefa de promover o seu crescimento, saúde e serenidade”, concluiu.
Segundo a ONU, existem 152 milhões de crianças a trabalhar em todo o mundo.
Partilhar