Arquidiocese de Braga -
9 outubro 2020
Reitor do Santuário lembra que “experiência de Fátima” pode ser feita no resto do ano
DACS
Pe. Carlos Cabecinhas pediu “exemplo de responsabilidade em nome de um bem maior” a propósito da peregrinação de 12 e 13 de Outubro.
O reitor do Santuário de Fátima apelou ontem, dia 8 de Outubro, à compreensão dos peregrinos que não podem estar presentes na peregrinação de 12 e 13 de Outubro, deixando o apelo a que se associem às celebrações a partir de casa e que se desloquem à Cova da Iria numa outra data.
“O Santuário está sempre aberto para vos acolher, como sempre”, garante o padre Carlos Cabecinhas na mensagem de vídeo em que manifesta “mágoa e tristeza” pelo facto de o Santuário não poder acolher todos quantos gostariam de vir e onde também apela à compreensão e “responsabilidade em nome de um bem maior”.
“A peregrinação de Outubro é, a par da de Maio, a mais participada neste Santuário. Este ano, tudo é diferente, por causa da pandemia que nos atinge. Em Maio, fizemos uma peregrinação, pela primeira vez, sem peregrinos e, em Outubro, apesar de já contarmos com a presença dc peregrinos, serão ainda muito poucos”, explica o reitor do Santuário.
Este ano, de acordo com as regras acordadas com a Direcção-Geral de Saúde, apenas poderão assistir às celebrações cerca de seis mil peregrinos, a quem o reitor também pediu responsabilidade no cumprimento das normas de segurança de distância física, uso da máscara e respeito pelas indicações dos acolhedores.
“No Santuário, a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de o ser também num momento festivo como este”, afirma o responsável, pedindo que os peregrinos que não conseguirem entrar, no dia da Peregrinação Internacional Aniversária, evitem aglomerar-se nas zonas limítrofes do Santuário.
O reitor convida os que não possam estar na Cova da Iria a acompanharem as celebrações pelos meios de comunicação social, fazendo a Peregrinação pelo Coração e a deslocarem-se ao Santuário noutras datas.
“Pedimos aos peregrinos que habitualmente vêm de mais longe que não corram o risco de vir a Fátima, podendo não conseguir entrar no Recinto do Santuário. Pedimos que se associem a nós, que façam a Peregrinação pelo Coração, através dos meios virtuais que o Santuário disponibiliza diariamente. Podereis sempre vir ao Santuário, nomeadamente nos Sábados e Domingos depois do 12 e 13 de Outubro, e fazer a experiência da procissão das velas, nos Sábados, e ao Domingo, no fim da missa, a da Procissão do Adeus”, diz o reitor.
O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, espera um comportamento “exemplar” e “sentido de responsabilidade” dos peregrinos que queiram participar nas celebrações do 13 de Outubro.
A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, que assinala a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, vai ser presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.
Partilhar