Arquidiocese de Braga -

3 novembro 2020

Organização Internacional para as Migrações lança campanha informativa

Fotografia

DACS

O objectivo da iniciativa é evitar que os cidadãos abandonem os seus países sem tomar decisões seguras e informadas.

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A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou recentemente duas campanhas de sensibilização na América Central para ajudar as pessoas que pretendem emigrar a tomar decisões seguras e informadas.

O objectivo da iniciativa é evitar que os cidadãos abandonem os seus países iludidos com falsas promessas de trabalho ou caiam nas malhas das redes de tráfico de seres humanos.

“Muitos migrantes estão a enfrentar as consequências das decisões que tomaram, as quais se basearam em informação falsa que circula nas redes sociais”, explica Leonard Doyle, do Departamento de Imprensa e Comunicações da OIM, acrescentando que as iniciativas de apoio visam disseminar a informação correta através de pessoas em quem as comunidades confiam.

A primeira campanha (De boca en boca la gente se equivoca) foi lançada na Costa Rica e a segunda (Pensalo 2 veces) foi colocada online na Guatemala, Honduras e El Salvador. A criação destas plataformas surgiu após a OIM ter constatado que a incerteza relacionada com o contexto da pandemia está a aumentar o risco das pessoas jovens serem enganadas com ofertas e informações falsas, ou que caiam em redes de tráfico de pessoas ou de tráfico de migrantes.

No desenvolvimento da campanha foram realizados 16 workshops com mais de 120 parceiros locais nos quatro países, para garantir um processo participativo e acordar os principais objectivos das campanhas.