1 dezembro 2020

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

I Adv_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 373_2020-11-29

PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO, ANO B

Advento, tempo de profecia e de esperança: anúncio do Salvador. Nada nem ninguém, mesmo a fragilidade e o pecado, nos pode retirar a fonte da esperança: «Senhor, sois nosso Pai e nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos obra das vossas mãos».

A profecia chega à plenitude com a vinda do Salvador. Pela graça recebida através de Jesus Cristo, «fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento».

Entretanto, a caminho, porque aguardamos o final dos tempos, pedimos: «Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos». Jesus Cristo oferece-nos o complemento da esperança: «digo-o a todos: Vigiai!». A vida cristã é um convite à vigilância ativa, desafio a esperar a vinda do Senhor: hoje, agora.

Deus vem! Feliz Advento, tempo de esperança e de encontro.

No caminho do Advento até à Epifania, é-nos proposta uma bela história de encontro. Uma história de amor e de esperança, de luz e de vida.

Deus mantém a iniciativa de vir ao nosso encontro, para estar connosco e nos falar como a amigos. E nós colocamo-nos à escuta para descobrir a nossa missão neste mundo.

Como Jesus Cristo, que vem para nos salvar, existe um propósito para cada um de nós. O cristão reconhece que é obra das ‘mãos’ de Deus. A nossa identidade e missão foram inscritas por Deus no nosso coração.

Este é o tempo para a vigilância ativa, «pois cada dia é um ‘presente’ que Deus nos dá, nova oportunidade para ganharmos uma vida com projeção eterna» (Lopes Morgado).

Download de Ficheiros

I Adv_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 373_2020-11-29.pdf