Arquidiocese de Braga -
31 dezembro 2020
2020 não foi para esquecer!
DACS | Foto: Kelly Sikkema
Prestes a iniciar um novo ano, passamos os olhos por alguns dos acontecimentos que marcaram de forma positiva a nossa Arquidiocese este ano. Felizmente, há coisas muito boas a reter. Feliz 2021!
Dezembro
— Várias escolas e colégios de Guimarães, através da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), uniram-se com o objectivo de criar laços à distância e marcar, "de forma íntima e acolhedora, o nascimento do Menino Jesus" com os utentes dos Lares e Centros de Dia dos concelhos de Guimarães e Vizela.
— Os nossos Arciprestados receberam os símbolos da JMJ, já com os olhos postos em 2023!
— Neste mês assistimos também ao desafio do Centro Missionário Arquidiocesano de Braga que apelou aos sacerdotes da Arquidiocese de Braga paraa oferecerem, pelo menos, um livro da sua biblioteca pessoal para o Seminário Menor e para um sacerdote da Diocese de Pemba. Expectativas superadas: mais de mil livros foram doados!
— Em Dezembro, decorreu também a segunda sessão da Escola de Famílias deste Ano Pastoral e que abordou a esperança da expectativa.
Novembro
— A Salicus publicou um novo número, desta vez dedicado ao tempo do Advento. Na edição anterior, a revista já tinha publicado as duas antífonas para a Apresentação dos Dons para o I e II Domingos do mesmo Tempo.
— A Pastoral Universitária de Braga aceitou o desafio da Organização da JMJ 2023 e convidou a comunidade académica a "Fazer Missão" em Novembro, em duas instituições com quem a Pastoral Universitária se relaciona no serviço voluntário.
— No dia 22 de Novembro foram entregues a Portugal os símbolos da Jornada Mundial da Juventude começando assim oficialmente a caminhada para a edição de 2023, em Lisboa.
— O Arciprestado de Famalicão organizou uma formação bíblica online com a participação de D. António Couto, Bispo de Lamego e conceituado biblista, que orientou os encontros.
— O Hi-God 2020 não se deixou cair em desânimo e fez o encontro acontecer através das redes sociais!
— A paróquia de Santa Eulália de Fafe lançou, a propósito do IV Dia Mundial dos Pobres, um serviço de atenção ao próximo chamado Coração Samaritano.
— Soubemos ainda que o professor João Manuel Correia Rodrigues Duque, com funções de administração do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, ascendeu a pró-reitor.
Outubro
— Vimos acontecer uma Pro(vocação), uma bonita conversa vocacional online, no dia 30 de Outubro.
— O nosso Arcebispo, D. Jorge Ortiga, lançou a Carta Pastoral "Escutar a Terra, Olhar o Céu", naquilo que disse ser uma partilha muito espontânea.
— Neste mês também, a nova Junta de Núcleo de Braga do CNE tomou posse com “Acolher, Cuidar e Enviar” como mote para este triénio.
— Foi em Outubro que vimos acontecer a primeira sessão da Escola de Famílias, dedicada ao tema “A Família e a Escola online”.
— O Arciprestado de Barcelos promoveu uma vigília missionária na Igreja Matriz.
— Os cónegos Mário Martins e Eduardo Duque juntaram-se oficialmente ao Cabido na Solenidade de São Martinho de Dume.
— D. Jorge Ortiga lançou a Nota Pastoral "Educação, Família e Liberdade" por ocasião da Semana da Educação Cristã, celebrada de 18 a 25 de Outubro de 2020.
— “Por Deus mudei uma Vida”, o projecto dos adolescentes da catequese de Santa Maria Maior, em Barcelos, começou a fazer a diferença.
Setembro
— S. Lázaro acolheu o primeiro Momento de Oração pela Vida e Vocações do ano pastoral.
— Duas das maravilhosas Capelas de Braga estiveram em destaque na SIC.
— O Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia transmitiu uma formação destinada às equipas de acolhimento com o título "Desmascarar o Acolhimento".
— O programa do novo Plano Pastoral foi apresentado no Espaço Vita, na abertura do ano pastoral.
— "As 7 Últimas palavras de Cristo na Cruz" regressaram aos Congregados.
— A Confraria do Bom Jesus surpreendeu ao apresentar jornal e abrir reitoria.
— A Faculdade de Teologia da Universidade Católica disponibilizou dois cursos de formação não conferente de grau nos regimes de e-learning e b-learning.
— D. Jorge Ortiga baptizou quatro jovens na Sé.
— Celebrámos o Dia Arquidiocesano do Catequista, que teve lugar no Sameiro, mas foi amplamente transmitido nas redes sociais!
Julho
— Julho foi, como habitualmente, mês de Movimento Eclesiástico: soubemos as nomeações para o ano pastoral de 2020+21! Assistimos também ao envio dos novos sacerdotes e missionários para Pemba.
— Braga acolheu a reunião do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude no dia 13.
— O Bom Jesus assinalou o 1º aniversário na Lista do Património Mundial da UNESCO.
Junho
— Assistimos à ordenação de novos Diáconos.
— A Senhora da Lapinha saiu à rua para poder ser vista pelos fiéis a partir de casa.
— A Pastoral da Cultura da Arquidiocese organizou mais um ciclo de conferências durante os meses de Junho e Julho, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica.
— A Pastoral Universitária de Braga arrancou com mais uma proposta para se aproximar dos jovens universitários: o desafio foi o de um podcast com uma caminhada de oração e reflexão espiritual diária.
Maio
— A Livraria Diário do Minho arrancou com o podcast “Pequenas Conversas”.
— A Vigília de Pentecostes e a Noite UP'S aconteceram no dia 30.
— O Departamento de Comunicação transmitiu uma formação sobre transmissões online para ajudar outros departamentos a produzirem conteúdo digital.
— Assistimos, finalmente, ao regresso presencial às eucaristias.
— O Bom Jesus reabriu ao público.
— O Festival de Órgão teve a bonita ideia de transmitir concertos de edições anteriores
Abril
— A Paróquia de Maximinos começou a transmitir a recitação do terço no Facebook.
— A Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz angariou quase 15 mil euros numa campanha lançada no fim de Março para ajudar o Hospital de Barcelos a adquirir equipamento fundamental para o combate à pandemia do novo coronavírus.
— A Pastoral Universitária lançou uma campanha solidária pela Guiné-Bissau.
— A Revista Cenáculo lançou Entre(vistas), com o professor João Duque como primeiro convidado.
— "31 Dias com Maria" ficou disponível online.
— Os CTT apresentaram novos selos dos Arcebispos de Braga.
— A Irmandade de S. Bento estabeleceu uma parceria com a Câmara de Terras de Bouro para ajudar com bens alimentares, equipamento e instalações.
— O padre Sandro realizou um "Concerto em casa”!
Março
— A Arquidiocese criou uma bolsa de recursos humanos para os lares.
— O Colégio D. Pedro V cedeu parte das suas instalações à Protecção Civil.
— A Pastoral da Saúde lançou uma linha verde de escuta e acompanhamento espiritual, um serviço gratuito e disponível todos os dias.
— Começou a Catequese com o Bispo Nuno.
— Começaram a ser transmitidas eucaristias a partir do Paço Arquiepiscopal.
— A Arquidiocese disponibilizou o Hotel do Lago a profissionais de saúde.
— Decorreu, no auditório do colégio D. Diogo de Sousa, a palestra intitulada “O avanço da ciência e o recuo de Deus”, organizada pelo Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja para o Ensino.
— Aconteceu, no Auditório da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Braga, a apresentação do livro "O Sofrimento de Deus – Uma leitura sistemática a partir do Evangelho de São João", do diácono Pedro Miguel Mendes de Sousa.
Fevereiro
— Os Padres de Fafe encontraram-se com o Papa.
— Os Espiritanos organizaram a habitual Recolecção da Quaresma.
— A elevação a Basílica de S. Torcato aconteceu no dia 27
— Brufe organizou a X "Semana T".
— O CMAB organizou um encontro Arquidiocesano do Voluntariado Missionário, denominado "Um dia raro, um dia especial".
— O Espaço Vita recebeu uma homenagem ao nosso saudoso Cónego Fernando Monteiro.
— O Guia do Sameiro "Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia", assinado pelo Cónego José Paulo Abreu, foi apresentado.
— Decorreu o I Encontro da Catequese de Adolescentes.
Janeiro
— Espaço para o cuidador informal "Cuidar Maior" abriu em Famalicão.
— O Tesouro-Museu da Sé de Braga apresentou duas peças novas.
— O ciclo de tertúlias da Pastoral Universitária de Braga regressou para a sua segunda edição.
— Decorreu o II Encontro Vocacional, subordinado ao tema “A importância dos verbos discernir e acompanhar em todo o processo vocacional”.
— O Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional promoveu um Fórum Vocacional e de Oração no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.
— Realizou-se o Encontro Arciprestal de Catequistas de Famalicão.
— O nosso Bispo Auxiliar, D. Nuno Almeida, ajudou a preparar as visitas pastorais em Esposende.
— Os "Jovens Audazes" celebraram o seu oitavo aniversário.
— A Pastoral da Cultura de Braga organizou, em parceria com o Museu Pio XII, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e a Faculdade de Teologia da UCP, um Seminário intitulado “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”.
— A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos iniciou o programa cultural das comemorações dos 520 anos da instituição.
Partilhar