5 janeiro 2021

Viver a Igreja Samaritana - Campanha “Natal Solidário"

Paróquia de Balasar

Objetivo Geral do Plano Pastoral

Viver intensamente a caridade para oferecer um rosto sinodal e samaritano à Igreja, que se faz próxima para cuidar e acompanhar como Jesus Cristo, Bom Samaritano.

Estamos a viver um tempo em que a pobreza, o desemprego, as dificuldades socioeconómicas, o abandono e o isolamento das pessoas idosas, a violência… aumentam cada vez mais. A Igreja nunca foi indiferente ao sofrimento do ser humano e, nestes tempos de pandemia, a nossa Igreja assume uma função preponderante, onde a Pastoral Socio Caritativa imprime uma ação Sinodal e Samaritana à caridade praticada.

Os gestos e expressões da caridade não são confiados apenas a um grupo, mas toda a comunidade se revela como fraternidade, serviço e caridade. A comunhão entre todos exige o serviço de todos e a todos. Acolher e praticar a caridade é sinal da nossa identificação com Cristo.

O Natal é uma época propícia para as comunidades viverem a virtude da caridade nas obras de misericórdia. Como o Bom Samaritano aproximarmo-nos dos frágeis e necessitados e vivermos a compaixão. Todos os anos celebramos o Natal Solidário. Este ano com mais empenho e a participação de outras entidades: a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Balasar, o Movimento CABEM, os mercados locais e a população de Balasar uniram-se nesta campanha.

Dados concretos da campanha

Relativamente a esta campanha de Natal, atendemos este ano a 30 famílias, que perfazem um total de 88 pessoas (68 adultos e 20 menores), tendo em conta a composição de cada agregado familiar. Foram distribuídos 30 cabazes com bens alimentares, pois graças à colaboração de todos já referidos anteriormente conseguimos arrecadar: 51 Kg de açúcar; 385 Kg de arroz; 320 Kg de batata; 53 Kg de bacalhau;     95 Kg de frutas e legumes; 112 Kg de gãos/feijão; 199 unidades de bolachas, cereais, farinha de trigo e doces; 40 unidades de café/cevada; 239 unidades de enlatados; 57 unidades de produtos de higiene e limpeza; 416 unidades de massa; 226 unidades de óleo, azeite, vinagre, temperos; 202 litros de leite e 39 dúzias de ovos. Além dos bens referidos, também recebemos em donativos o valor de 628,97€.

Outras atividades

Neste ano de 2020, a ação sócio caritativa da nossa Paróquia revelou-se muito mais incisiva devido a situação pandémica em que vivemos, como já foi informado em boletim anterior. Outras ações têm sido desenvolvidas na nossa comunidade, como por exemplo: compra de material escolar, apoio relativamente a assuntos relacionados com o Agrupamento de Escolas de Rates, reunião com os professores, com a Segurança Social, agendamento de consultas no Centro de Saúde, acompanhamento a consultas e a realização de exames, articulação com técnicos da Câmara Municipal e da Beneficente para resolução de vários casos incidentes na nossa freguesia, visitas ao domicílio para diagnosticar o problema e realizar uma intervenção mais adequada; recolha, seleção e distribuição a famílias de Balasar e a outras instituições de mobiliário, roupas e calçados, como também tratamento de roupas de cama. Sempre atentos às realidades sociais da Comunidade de Balasar.

A vida continua

Criar consciência em todas as comunidades de que a caridade é a missão constitutiva de toda a Igreja (Plano Pastoral).

Toda esta ação não deve ficar por aqui, só porque “foi Natal”. Vamos continuar, porque a nossa vivência como cristãos só é verdadeira quando nos revemos em Cristo e quando reconhecemos Cristo nos nossos irmãos.

Como nos diz Santo Agostinho: “Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom”.

Agradecimento

O Grupo Socio-Caritativo da Paróquia de Balasar agradece às entidades que participaram nesta campanha: Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Movimento CABEM, Comércio local e População de Balasar. Sem esta unidade não seria possível realizar a grande campanha “Natal Solidário”.