1 fevereiro 2021

Papa cria Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Fotografia Paul Haring/CNS

DACS com Agência Ecclesia

Ocasião será marcada todos os anos no quarto domingo de Julho.

O Papa Francisco anunciou este domingo, dia 31 de Janeiro, a criação do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A celebração será assinalada no quarto domingo de Julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana.

Francisco apontou, no final da recitação do ângelus, para o esquecimento que os avós são “tantas vezes” votados e o esquecimento da riqueza que é cuidar das raízes e transmiti-las”.

O Papa afirmou também que é importante “que os avós se encontrem com os netos e os netos com os avós, porque como diz o profeta Joel, os avós, diante dos nossos, sonharão, terão ilusão; e os jovens, encontrando força nos avós, seguirão em frente e hão-de profetizar”.

“A desorientação social e, em muitos aspectos, a indiferença e a rejeição que as nossas sociedades manifestam em relação aos idosos chamam não apenas a Igreja, mas todos, a uma reflexão séria para aprender a compreender e apreciar o valor da velhice”, referiu Francisco, que pediu para se superar uma visão economicista, assumindo o património de “valores e significados” da “terceira e quarta idade”.

Segundo o cardeal Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, salienta que “este é o primeiro fruto do Ano da Família Amoris Laetitia, um dom a toda a Igreja que se vai manter ao longo dos anos”.

Para o responsável, a pastoral dos idosos é uma prioridade inadiável para todas as comunidades cristãs”, e acrescenta que Francisco, na encíclica Fratelli Tutti, lembra que ninguém é salvo sozinho: Nesta perspectiva, é necessário valorizar a riqueza espiritual e humana que foi passada de geração em geração”.

Por ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa vai presidir à missa vespertina do domingo, 25 de Julho, na Basílica de São Pedro.

Em Dezembro de 2020, a Netflix anunciou que planeia publicar este ano uma série documental com histórias de idosos de todo o mundo, baseada no livro 'Partilhando a sabedoria do tempo', publicado em 2018. A série inclui o Papa Francisco