6 fevereiro 2021

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

V_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 383_2021-02-07

QUINTO DOMINGO, ANO B

«Ai de mim se não anunciar o Evangelho!». Como seria bom que cada cristão, cada um de nós, fizesse a mesma declaração! Descobrir que o Evangelho é um tesouro de vida a partilhar, não por dever, mas por felicidade. Sim, se, apesar das dificuldades, quando nos parece que a «vida não passa de um sopro», mantemos a confiança e rezamos com fé.

O coração atribulado do crente não deixa de ser escutado pelo Senhor. Por isso, mesmo em apuros, possa sair dos nossos lábios um hino de adoração: «Louvai o Senhor, porque é bom cantar, é agradável e justo celebrar o seu louvor».

O exemplo chega-nos de Jesus Cristo, nosso Mestre: também em dias de grande atividade, «retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar». A oração provoca e fortalece o entusiasmo da missão.

«Começou a orar». O discípulo missionário é incentivado a imitar o Mestre: estar, curar, rezar, anunciar. Antes de ir a ‘outros lugares’, aos quais é urgente levar a alegria do Evangelho, importa dedicar tempo à oração. Como Jesus Cristo, o discípulo sabe ‘retirar-se’ para rezar.

A oração, aquela que vai além da repetição de fórmulas, configura o coração do discípulo ao coração do Mestre. Ser discípulo não é, de vez em quando, vir à igreja. Ser discípulo é ter uma relação permanente com Jesus Cristo. É comprometer-se a viver com o Mestre e como o Mestre, no mesmo ambiente, a respirar o mesmo ar, a palpitar o mesmo coração.

O discipulado é também caminho de oração, caminho de coração!

Download de Ficheiros

V_ano B_Boletim de Mire de Tibães nº 383_2021-02-07.pdf