11 fevereiro 2021

Semana Santa de Braga de 2021 recorda procissões em transmissões online

Fotografia Município de Braga

DACS

O programa apresentado esta quinta-feira ainda pode sofrer alterações, dependendo da evolução da situação pandémica.

A programação da Semana Santa de Braga vai ser, este ano, sem surpresas, maioritariamente digital. Várias transmissões explicativas e exposições vão fazer as vezes das tradicionais procissões, respeitando a actual situação de saúde pública.

A programação, que abrange todo o período da Quaresma – entre 17 de Fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, e 4 de Abril, Domingo de Páscoa – vai abordar, por meios digitais, "a dimensão catequética, a história e os principais quadros" das procissões, de acordo com o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, o cónego Avelino Marques Amorim, na apresentação do programa que decorreu no Tesouro-Museu da Sé.

No dia 31 de Março, data do cortejo bíblico “Vós sereis o meu povo” – conhecido popularmente como a Procissão da Burrinha – organizada pela Junta de S. Victor, irá ter lugar uma dessas transmissões, na qual serão mostrados os quadros da procissão, para além da exposição do andor de Nossa Senhora e da Senhora das Angústias na Igreja de São Victor.

O presidente da freguesia, Ricardo Silva, explicou que o momento vai procurar mostrar “quadro a quadro, aquilo que seria a procissão”, antes de lamentar não ser possível testemunhar a habitual “lição de história ao vivo” da procissão devido à pandemia.

Já a Irmandade de Santa Cruz vai levar a cabo, a partir de 12 de Março, no coro alto e no órgão da igreja com o mesmo nome, a exposição “Consummatum Est” do próprio acervo de arte sacra, para além de decorar os andores tal como se fossem sair em procissão.

A Santa Casa da Misericórdia de Braga vai adaptar as suas igrejas para transmitir algumas das cerimónias litúrgicas, continuando os lausperenes quaresmais sempre que possível.

No aspecto cultural destaca-se ainda o lançamento do livro "A Semana Santa em Braga” no dia 31 de Março, no Espaço Vita. A obra conta com textos de Rui Ferreira e fotografias de Hugo Delgado. O espectáculo “Requiem, Op. 23, de João Domingos Bomtempo”, interpretado pela Orquestra do Norte, está previsto para o dia 30 de Março, no Fórum Braga.

Para o presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, apesar das contingências, este programa “mantém a amplitude, a dignidade e a solenidade” que caracterizam a Semana Santa de Braga.

Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que a Semana Santa, ainda assim, “continua a ser um factor de agregação e união de instituições e de cidadãos, que continuam a trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade”.