4 março 2021

Acções internacionais destinadas a acólitos destacadas na Assembleia do CIM

DACS com Departamento Arquidiocesano da Liturgia

A próxima Assembleia Geral do CIM ficou agendada para 07 a 10 de Março de 2022, no Luxemburgo.

Ontem, dia 3 de Março, realizou-se via Zoom a Assembleia Geral do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM). A iniciativa deveria ter-se realizado em Split, Croácia, durante vários dias.

No encontro eclesial internacional estiveram representantes diocesanos de diversos países da Europa: Luxemburgo, França, Alemanha, Hungria, Croácia, Portugal, Bélgica, Roménia e Eslováquia. Portugal esteve representado por quatro sacerdotes que integram o Serviço Nacional de Acólitos, três dos quais pertencentes à direcção do CIM: Pe. Luís Leal (Lisboa), Pe. Francisco Couto (Évora), Pe. Nuno Queirós (Aveiro) e Pe. Rui Sousa (Braga). Antes da ordem de trabalhos foi ainda votada a adesão de novos membros, aos quais se deu as boas-vindas.

A Assembleia Geral começou com uma saudação do Cardeal Jean-Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo e presidente do CIM, que referiu a importância do ministério do acolitado na vida da Igreja e apresentou o contexto pandémico como oportunidade de reforçar a fé da Igreja e a sua vivência no quotidiano dos acólitos e de cada cristão. O Cardeal expressou ainda gratidão ao Serviço de Acólitos de cada Diocese e de cada país pela missão desenvolvida. Para o responsável pelo CIM, “o acompanhamento do ministério do acólito é verdadeiro terreno de missão”.

No centro da reflexão estiveram temas como a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, no Verão de 2024 e a Peregrinação de Acólitos a Fátima, de 25 a 28 de Agosto de 2022, com o lema “Vós sois o agora de Deus”, que englobará a celebração da fé, oração, encontros e festival. Também foi abordado o Congresso Eucarístico Internacional, em Budapeste, de 05 a 12 de Setembro de 2021, inspirado pela citação bíblica Sl 87, 7: “Todas as minhas fontes estão em Ti”, e as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no ano de 2023.

Na parte final da reunião foram ainda abordados assuntos mais breves, tais como a ligação do CIM ao Papa e a Roma, a futura revisão dos estatutos e a brochura sobre São Tarcísio, padroeiro dos acólitos.

O encontro concluiu com a bênção dada pelo Cardeal Hollerich e com uma palavra de gratidão expressa pelo secretário geral do CIM, Alexander Bothe, a todos os membros presentes, mas também à Comissão dos Episcopados Católicos da Europa e ao serviço de tradução, que permitiu a participação de todos.