Arquidiocese de Braga -

11 março 2021

Celebração Penitencial Familiar - Quaresma 2021

Fotografia

Paróquia de Balasar

\n

Preparar a Celebração

 

No Altar, junto à cruz quaresmal, podemos acender uma ou duas velas, abrir a bíblia e colocar pequenos fios ou cordas.

 

(podem ser pequenas cordas, fios ou tiras em pano com aproximadamente 15/20cm. 

Deve haver uma corda para cada participante na celebração e uma corda já segura aos pés ou a um braço da cruz).

 

Celebração Penitencial familiar

Quaresma 2021

 

Preparação do local da celebração e outro material necessário: Junto à nossa cruz quaresmal, podemos acender uma ou duas velas, abrir a bíblia e colocar pequenos fios ou cordas (Nota: podem ser pequenas cordas, fios ou tiras em pano com aproximadamente 15/20cm. Deve haver uma corda para cada participante na celebração e uma corda já segura aos pés ou a um braço da cruz).

Também sugerimos que tenham preparado previamente algum dispositivo móvel (portátil, ipad, telemóvel, etc.), com as músicas sugeridas para a celebração.

Convém existir um adulto que seja o Guia da celebração.

 

Início da celebração:

Para criar ambiente para a celebração penitencial sugerem-se duas alternativas, consoante a possibilidade de cada família:

 

1 – Escutar o cântico: “Escutai a minha prece” (A. Cartageno), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CkgenmHefbU.

 

2 – Rezar as seguintes estrofes. (Pode ser rezado por uma ou várias pessoas).

 

Escutemos a voz que chama o povo 

Para sair do Egipto do pecado 

E seguindo o caminho do deserto 

Acolhamos humildes a palavra. 

 

Vamos todos guiados pela esperança, 

Confiados no braço do Deus forte, 

Entre as luzes e sombras do caminho 

Que nos conduz à Terra Prometida. 

 

No alto do Calvário a Cruz proclama 

A nova lei do amor e da justiça: 

O lado do Senhor está aberto 

Como fonte perene de água viva.

 

Guia. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

R. Ámen.

 

Leitor: Desde o nosso Baptismo todos somos filhos e filhas de Deus. Deus ama-nos como Pai, e quer que nós O amemos de todo o coração. E também quer que sejamos bons uns para com os outros, a fim de vivermos alegres e felizes.

Mas as pessoas nem sempre vivem como Deus quer. Algumas dizem: «Não quero obedecer a Deus. Vou fazer o que me apetece». Outras dizem: «Não quero ouvir o que Deus me diz». E nós também fazemos muitas vezes assim.

Pecar é desobedecer a Deus. Pecar é fazer o que Deus não quer. Pecar é saber que Deus quer uma coisa e nós fazermos outra. E o pecado afasta-nos de Deus.

E que faz Deus quando alguém se afasta d’Ele? Dá-nos sempre uma possibilidade de misericórdia e de perdão.

 

Ato Penitencial

Guia. Para abrirmos o nosso coração ao perdão de Deus, comecemos por fazer um exame de consciência, onde procuramos responder no nosso interior a algumas perguntas que ajudam a perceber onde nos podemos ter afastado de Deus.

(Este exame de consciência, deve ser adaptado, por meio de breves indicações do guia, à capacidade das crianças, e incluir um tempo de silêncio conveniente. Podem ler-se todas estas questões ou apenas aquelas que se acharem pertinentes).

 

1.Amar a Deus sobre todas as coisas. 

Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida? 

Amo verdadeiramente a Deus? 

Para mim, a fé uma crença, ou um ato de amor a Deus? 

2. Não invocar o santo nome de Deus em vão 

Como falamos de Deus na nossa vida? Respeitamos o nome de Deus? 

3.Santificar os Domingos e Festas de Guarda 

O Domingo é o Dia do Senhor? Ou dia de diversão? 

Cumprimos o preceito de celebrar e participara na Missa de Domingo? 

4.Honrar pai e mãe 

Honramos e respeitamos os nossos pais? 

Os pais honram e respeitam os filhos? 

Respeitam os filhos como filhos de Deus? 

5.Não matar 

Respeitamos e vida dos outros, como sendo sagrada? 

As nossas palavras e atitudes “matam” a vida dos outros? 

6.Não cometer adultério 

Vivo a fidelidade matrimonial? 

7.Não roubar 

Respeito os bens dos outros? 

8.Não levantar falsos testemunhos 

Calunio e falto à verdade em relação às outras pessoas? 

9.Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos 

Vivo as virtudes da Castidade e da Pureza? 

10.Não cobiçar as coisas alheias 

Aceito a minha vida, com alegria, ou passo o tempo a desejar a vida 

e coisas dos outros?

 

Guia. Após meditar nestas questões e recordando, irmãos em Jesus, a bondade de Deus, nosso Pai, confessemos os nossos pecados, para alcançarmos a sua misericórdia. 

Todos: 

Confesso a Deus todo-poderoso 

e a vós, irmãos, 

que pequei muitas vezes 

por pensamentos e palavras, actos e omissões, 

(e batendo no peito) 

por minha culpa, minha tão grande culpa. 

E peço à Virgem Maria, 

aos Anjos e Santos, 

e a vós, irmãos, 

que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

 

De seguida, pode-se escutar o cântico: “Senhor tem piedade de nós (somos o teu povo pecador)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ih6MXnwmFe8.

 

Palavra de Deus 

Guia. Escutemos Deus que nos fala no Livro do Êxodo (Ex 20, 1-3.7-8.12-17) 

 

Leitor:

Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: 

«Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa de escravidão. Não terás outros deuses perante Mim. Não invocarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vão. Lembrar-te-ás do dia de sábado, para o santificares. Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te vai dar. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não desejarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença».

 

Palavra do Senhor. 

R. Graças a Deus!

 

Reflexão. (Os filhos perguntam e os pais respondem): 

– Quando é que Deus deu ao seu povo os mandamentos? 

Deus deu ao seu povo os mandamentos quando firmou com ele a aliança no Sinai. Podemos dizer que são as cláusulas de um pacto de amor que une em aliança Deus e o seu povo. 

– Qual a razão de ser e finalidade dos mandamentos da Lei de Deus? 

Os mandamentos do decálogo são uma dádiva do amor de Deus que libertou o seu povo e não quer que ele volte a cair na escravidão. São um roteiro a seguir para se ser fiel a Deus e viver na liberdade. 

– Será possível resumir ainda mais os mandamentos da Lei de Deus? 

Os mandamentos resumem-se numa só palavra: amar. Amar a Deus sobre todas as coisas (os 3 primeiros mandamentos) e amar o próximo como a nós mesmos (os restantes).

 

Testemunhos sobre a confissão:

(De seguida propomos que sejam lidos dois testemunhos, de duas pessoas que inspiram a nossa forma de viver a fé e que apresentam o significado do sacramento da reconciliação).

 

Beata Alexandrina Maria da Costa

«Foi aos nove anos que fiz pela primeira vez a minha confissão geral e foi com o Sr. Frei Manuel das Chagas. Fomos, a Deolinda, eu e a minha prima Olívia a Gondifelos, onde Sua Reverência se encontrava, e lá nos confessámos todas três. Levámos merenda e ficámos para de tarde, à espera do sermão. 

Esperámos algumas horas, e recorda-me que não saímos da igreja para brincar. Tomámos o nosso lugar junto do altar do Sagrado Coração de Jesus, e eu pus os meus soquinhos dentro das grades do altar. A pregação dessa tarde foi sobre o inferno. Escutei com muita atenção todas as palavras de Sua Reverência mas, a certa altura, ele convidou-nos a ir ao inferno em espírito. Como não compreendesse o sentido das suas palavras e ouvia dizer que o Sr. Frei Manuel era santo, julgava que íamos todos ao inferno ver o que por lá ia. Para mim mesma disse: - Ao inferno é que eu não vou! Quando todos se dirigirem para lá, eu vou embora! - e tratei de pegar nos soquinhos. Como não vi ninguém sair, fiquei também, não largando mais os soquinhos.» (Autobiografia)

 

«Sem me deixar um só dia sem O receber, enviou para junto de mim um Reverendo Padre Salesiano (P. Humberto) que por uns dias se esforçou por iluminar e sossegar a minha alma. 

Compreendi que era compreendida por ele; isso apesar do meu grande sofrimento dava-me coragem e conforto. Depois de ele me ouvir de confissão, senti uma alegria e suavidade na minha alma e, esforçada, não sei porquê, cantei cânticos a Jesus e à Mãezinha, voltando depois às mesmas ânsias, às mesmas dores, ao mesmo martírio.» (Sentimentos da Alma; 08/09/1944).

 

Beato Carlo Acutis 

“O mais pequeno defeito mantém-nos ancorados à terra, do mesmo modo como acontece com os balões de ar quente que se mantêm baixos devido aos fios que seguramos com a mão.” 

“O balão de ar quente, para subir, necessita de descarregar pesos, assim como a alma para se elevar ao Céu tem necessidade de remover aqueles pequenos pesos que são os pecados veniais. Se por acaso tem um pecado mortal, a alma cai por terra e a Confissão é como o fogo que faz regressar ao Céu o balão. Deve confessar-se com frequência porque a alma é muito complexa.”.

 

Dinâmica:

(Os pais podem ajudar os filhos que tenham mais dificuldade em atar as cordas).

Guia: Para mostrar o firme desejo de reatar a nossa relação com Jesus, cada um é convidado a pegar numa das cordas e dar um nó à corda que está previamente segura na cruz quaresmal. As cordas simbolizam a nossa relação com Jesus que, muitas vezes, é cortada, quando cometemos alguma falta, alguma asneira, quando não fazemos o que Jesus nos pede. Ao atar as nossas cordas a Jesus, estamos a assumir o desejo de viver a nossa vida sempre ligados a Ele.

 

Intercessão e súplica 

Guia. Apresentemos ao Pai a nossas preces, dizendo: Ouvi-nos, Senhor! 

(Cada membro da família lê uma intenção e todos respondem)

1. Pelos servidores da paz e da justiça, para que sejam honestos, imparciais e verdadeiros e trabalhem pelo bem dos cidadãos, oremos. 

R. Ouvi-nos, Senhor! 

2. Pelos homens e mulheres de toda a terra, para que não matem, não roubem e não mintam, honrem os pais, amem o próximo e sejam justos, oremos. 

R. Ouvi-nos, Senhor! 

3. Pela nossa família e pelas nossas escolas, para que nos ajudem a crescer na Lei de Deus e no respeito pela dignidade humana, oremos. 

R. Ouvi-nos, Senhor! 

 

Guia. Rezemos, confiantes, como Jesus nos ensinou: 

Pai Nosso…

Compromisso:

Guia: Nesta semana somos chamados a procurar reconciliarmo-nos com alguma pessoa que possamos ter ofendido, ou que achamos que nos ofendeu.

 

(Pode terminar com esta Bênção, dita pelo(a) Guia, enquanto todos se benzem fazendo o sinal da cruz): 

Guia. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. 

R. Ámen.

 

Final:

Como esta celebração penitencial é inserida na iniciativa “24 horas para o Senhor”, sugerimos terminar com o cântico “Deus é Amor”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dXKQ3FrK1DI.