20 março 2021

Paróquia de Balasar

Celebrar e Rezar em Família

Programa para as Festas pascais

Já foi publicado no boletim paroquial e no site o programa para as festas pascais.

Em cada semana será enviado para as famílias o guião para cada celebração.

Páscoa em família paroquial e família doméstica

Vamos celebrar a Páscoa em família paroquial participando nas celebrações da Igreja, e em família, Igreja doméstica.

Ano de S. José e Ano da Família

Estamos a celebrar um ano dedicado a S. José

No dia 19 iniciámos um ano dedicado à família

O programa já foi publicado no site.

Catequese para as crianças e adolescentes

A partir deste Domingo a catequese é feita na igreja até novas ordens, antes da Missa das 11h00.

Para que as famílias possam fazer a celebração e catequese em família, enviamos algum material: o Vídeo da Infância Missionária

Celebração dominical

O boletim paroquial também tem a celebração para a família

Lá podem encontrar a oração e o Salmo de Meditação

Altar da Família

Neste Domingo colocar no altar, junto da cruz, um pequeno recipiente com sementes.

Será o símbolo para este Domingo

EVANGELHO – Jo 12, 20-33

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então uma voz do céu que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O».

A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

Catequese familiar

Procuro ver Jesus?

Onde posso encontrar e ver Jesus?

Como é que Jesus é glorificado?

Para mim, quem é Jesus Cristo?

De que modo faz parte da minha vida?

Como é a minha relação com ele?

Jesus convida-nos a segui-l’0. Aceitamos o convite de Jesus?

Estamos prontos a cumprir as condições que Jesus exige para O seguir?

Actividades

As crianças são convidadas a fazer a actividade da folha da Infância Missionária (pode fazer o download)

5DomQua21Mar21.pdf

Os adolescentes são convidados a fazer um trabalho por escrito respondendo à questão:

Por que é que Jesus se compara a uma semente?

Também nós devemos ser como a semente. O que quer isto dizer para a nossa vida?

Falar sobre S. José

Estamos no mês e ano de S. José