25 março 2021

"Curados por um Deus ferido" a partir de Famalicão

DACS

Iniciativa online acontece no dia 31 de Março, às 21h30, e é transmitida através das redes sociais da paróquia de Sto. Adrião (Facebook e Youtube) e da Confraria das Santas Chagas (Facebook).

A Confraria das Santas Chagas de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, dando continuidade ao seu projecto cultural "Despertar-te", convidou o Pe. Pedro Sousa para uma conversa sobre o sofrimento, com o tema “Curados por um Deus ferido”.

A iniciativa online acontece no dia 31 de Março, às 21h30, e é transmitida através das redes sociais da paróquia de Sto. Adrião (Facebook e Youtube) e da Confraria das Santas Chagas (Facebook).

O Pe. Pedro Sousa, há pouco mais de um ano, apresentou o seu livro “O sofrimento de Deus”, vencedor prémio Paulus Editora 2019.

"Neste terceiro milénio, como as irmãs de Lázaro (cf. JO 11,21; cf. JO 11,32), corremos perplexos pelos caminhos da história diante do fenómeno do sofrimento. Este complexo e exigente problema recoloca, no centro do debate teológico, a reflexão acerca do sofrimento de Deus. Se o advento de Deus no evento do ser humano dá-se e diz-se na história, que a partir daí é história comum do ser humano e de Deus, qual o sentido do sofrimento dos inocentes que são expostos a essa experiência, desde o primeiro momento? Mediante acutilantes inquietações, propomos uma análise sistemática que se inicia com um estudo sumário de uma perícope fundante (JO 11,33-37), e continua com uma reflexão acerca da plausibilidade da afirmação do sofrimento de Deus e seguindo atentamente o pensamento do teólogo francês François Varillon", pode ler-se na sinopse.