Arquidiocese de Braga -

3 abril 2021

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Fotografia

Paróquia de Balasar

\n

Missa da Ressurreição: 09h00 e 11h00

Catequese: ver o filme e fazer as atividades da infância missionária

 

Altar da Família

Toalha branca e pano branco na cruz, vela acesa e Bíblia aberta da passagem bíblica da ressurreição. Uma campainha para a Visita Pascal

Se possível, um saquinho de amêndoas

Todos com uma peça de roupa branca, se possível

Caso seja possível a refeição seja um cordeiro com alfaces…

Bolos e os costumes da família

 

Na mesa da refeição

Adornos pascais e doces conforme a tradição. Uma campainha pascal. 

 

Hoje é domingo de Páscoa. 

É verdade que muitas vezes parece que Deus morreu ou não existe, perante esta pandemia. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz bons frutos. E todos aqui renasce(re)mos, com esta pandemia. A nossa vida não será mais a mesma. Que seja diferente, que seja uma vida nova. 

 

Celebrar a Páscoa de 2021 significa acreditar que Jesus caminha vitorioso na história, que o Reino de Deus já está presente no mundo, de várias maneiras, como o punhado de fermento que leveda uma grande massa. A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo; e, ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a Ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha desta esperança viva! Porque todos aqui, na morte e ressurreição do Senhor, renascemos, para uma Páscoa c0’(m)vida-20.

 

 

BÊNÇÃO DA MESA NO DOMINGO DE PÁSCOA

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Depois de passar o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus. E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol.

Diziam umas às outras: «Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro?».

Mas, olhando, viram que a pedra já fora revolvida; e era muito grande.

Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas.

Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado?

Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis, como vos disse».

Palavra da salvação.

 

Pai: Rainha do Céu, alegrai-vos. Aleluia! 

Todos: Aleluia. 

Pai: Porque Aquele que merecestes trazer em vosso ventre. Aleluia! 

Todos: Aleluia. 

Pai: Ressuscitou como disse. Aleluia! 

Todos: Aleluia. 

Pai: Rogai por nós a Deus. Aleluia! 

Todos: Aleluia. 

Pai: Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!

Todos: Aleluia. 

Pai: Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia! 

Todos: Aleluia. 

Pai: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. 

Todos: Ámen.

 

Vamos comer a Páscoa 

 

Visita Pascal em Família

Propomos as 16h00 para todas as famílias

Todos em unidade pascal

 

 

 

 

 

 

 

A cruz está na mesa

Pai: Paz a esta casa e a todos os que nela habitam

Todos: Aleluia, Aleluia

Pai: Este é o dia que fez o Senhor. Aleluia.

Todos: Aleluia. Aleluia.

Pai: Alegremo-nos e exultemos. Aleluia.

Todos: Aleluia. Aleluia.

Pai: Partilhemos com alegria a grande notícia deste dia: Cristo vive e quer-te vivo. Aleluia. 

Todos: Aleluia. Aleluia.

Tocar a campainha

 

Leitura Palavra de Deus

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

 

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predilecto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».

Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

 

Palavra da salvação.

 

Veneração à Cruz (não beijar)

Todos passam em frente da cruz e fazem uma inclinação

Cântico Pascal

Bênção da família

Pai: Que a bênção de Cristo ressuscitado abençoe este lar, e que nele haja sempre amor, paz, pão e saúde, hoje e para sempre:

Todos Amen

 

Manifestação exterior

 

No fim toda a família vai á janela ou varanda e mostra a cruz para os vizinhos

Canta aleluia e toca campainha ou algum instrumento musical

(Cuidado em não andar na rua)

 

 

Oração para a noite pascal em família

 

3º Domingo de Páscoa / Ano A – Diocese de União da Vitória – Paraná – Brasil

 

 

Antes da refeição da noite

 

Pai, mãe ou outro membro mais velho da família: Antes de nos sentarmos à mesa, recordemos, como na tarde do domingo da Ressurreição, no primeiro dia da semana, Jesus Ressuscitado Se manifestou aos dois discípulos de Emaús, precisamente à volta de uma mesa. Escutemos esta passagem do Evangelho segundo São Lucas (cf. Lc 24, 1.30-35)

 

Proclamação do Evangelho a vozes

 

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, quando [o Senhor Jesus Ressuscitado] Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho [aos dois discípulos]. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: 

 

Todos: Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?

 

Um membro da família: Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: 

 

Todos: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». 

 

Um membro da família: E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus Ressuscitado ao partir o pão.

 

Pai, mãe ou outro membro mais velho da família: Vede: os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão. Este gesto renova-se cada vez que a comunidade cristã se reúne, em cada domingo, páscoa semanal, para escutar a Palavra das Escrituras e repartir o pão da Vida. Os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão.

Todos: Aleluia. Aleluia. 

 

Pai, mãe ou outro membro mais velho da família: Na impossibilidade de participarmos na Eucaristia (a não ser por via de alguma transmissão televisiva ou pela internet), vivamos intimamente a alegria desta Páscoa, à volta desta mesa fraterna, onde Jesus Se faz presente no meio de nós. 

 

Um dos membros da família: Os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão.

Todos: Aleluia. Aleluia. 

 

Pai, mãe ou outro membro mais velho da família: Foi à volta da mesa que Jesus Se deu a conhecer no Seu amor; foi à volta da mesa que Ele confiou aos apóstolos o dom da Eucaristia e foi à volta da mesa, que Ele Se manifestou depois da Ressurreição. 

 

Um dos membros da família: Os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão.

Todos: Aleluia. Aleluia. 

 

Pai, mãe ou outro membro mais velho da família: A comunidade dos primeiros cristãos, ainda sem templo para se reunirem, desde muito cedo, tomavam alimento em suas casas, com alegria e simplicidade de coração. E louvavam a Deus. Façamo-lo também nós.

 

Um dos membros da família: Os discípulos reconheceram o Senhor, ao partir o pão.

Todos: Aleluia. Aleluia. 

 

3. Bênção da mesa

 

Pai: Senhor Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, que Te deste a conhecer aos discípulos ao partir o pão, fica connosco; em nossa casa e nesta família. Faz com que, dando-Te graças pelos teus dons na luz radiante da Páscoa, Te acolhamos como Hóspede nos nossos irmãos, para sermos recebidos à mesa no Teu Reino. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Todos: Ámen.

Mãe: Comamos e festejemos a Páscoa do Senhor. 

Todos: A alegria do Senhor Ressuscitado é a nossa fortaleza.