16 abril 2021

Departamento para a Pastoral Vocacional produz vídeos inéditos

Fotografia DAPV

DACS

Os oito vídeos são compostos por uma música, gravada no cenário da Capela Imaculada, em Braga, antecedida por uma breve reflexão/“introito” e finalizada por uma oração/“balada”.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga, no âmbito da 58.ª Semana de Oração pelas Vocações, que este ano decorre entre 18 e 25 de abril, irá publicar diferentes vídeos musicais, produzidos e interpretados de forma inédita.

Subordinados ao tema “A Playlist da Vocação”, os vídeos pretendem contornar as dificuldades impostas pela pandemia no que diz respeito à realização das tradicionais actividades da Semana das Vocações.

Os oito vídeos que serão publicados ao longo da Semana das Vocações são compostos por uma música, gravada no cenário da Capela Imaculada, em Braga, antecedida por uma breve reflexão/“introito” e finalizada por uma oração/“balada”.

Convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana a partir da música, na medida em que «esta é uma expressão artística, repleta de beleza sublime, que nos embala, alegra, anima, eleva a outra dimensão. Ora, a Vocação é também isso na nossa vida, isto é, melodia, arte, expressão de beleza, que nos embala e eleva a outras dimensões da caridade, do serviço, da realização pessoal, da felicidade». Ao mesmo tempo, todo o processo de discernimento vocacional obriga a uma «afinação» em Deus, a partir do diapasão da Sua Palavra, da Voz que chama. Este processo passa por diferentes estádios, marcados por emoções, sentimentos e estados de espírito distintosque as diferentes músicas selecionadas procuram expressar, refere a Pastoral Vocacional em comunicado.

De forma simultânea, o Departamento está também a publicar diariamente uma página no Jornal Diário do Minho, também sobre a mesma temática.

Segundo o coordenador do Departamento, o Cónego Mário Martins, a iniciativa pretende abordar a questão vocacional a partir de uma expressão cultural e de uma forma de arte que é apreciada, acolhida e entendível por todos, particularmente pelos mais jovens, em fase de discernimento vocacional, como é o caso da música.

“A partir de interpretações inéditas e devidamente contextualizadas de músicas sobejamente conhecidas de todos, de teor religioso e não só, ainda que sempre com uma marca original de espiritualidade, pretendemos provocar a reflexão e a oração da dimensão vocacional da vida, inquestionável para a realização pessoal e integral de cada pessoa, na certeza de que a voz melodiosa de Deus se faz ouvir, como chamamento, no coração de todos, esperando o hino festivo e alegre da nossa resposta”, refere o responsável.