19 maio 2021

Companhia de Jesus celebra 500 anos da conversão de Santo Inácio

DACS com Ponto SJ

Primeira iniciativa acontece já no Domingo, dia 23, com uma vigília de oração internacional. Ano Inaciano prolonga-se até 31 de Julho de 2022, Dia de Santo Inácio.

As comunidades inacianas de todo o mundo comemoram os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

O Ano Inaciano foi convocado pelo Superior Geral dos Jesuítas, o Pe. Arturo Sosa, sj e vai iniciar-se amanhã, 20 de Maio, dia em que se assinalam os 500 anos da batalha de Pamplona. Foi nesta guerra que o então jovem guerreiro Iñigo foi atingido por uma bala, iniciando um longo período de convalescença, tempo que viria a ditar a sua profunda conversão e, mais tarde, a fundação da Companhia de Jesus.

Em Portugal, esta festa inaciana vai começar com várias celebrações que acontecerão, em simultâneo, nas principais cidades onde se dá a presença dos jesuítas: Braga, Santo Tirso, Porto, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Almada (Pragal), Évora e Portimão.

Antes dessas eucaristias locais que reunirão os grupos que integram as várias comunidades inacianas, haverá uma emissão online, com uma ligação ao vivo a todos os locais, onde será apresentado este Ano e as suas principais iniciativas. Depois, as missas acontecerão localmente, sendo que a missa presidida pelo Padre Provincial, na comunidade inaciana de Lisboa, será transmitida no Ponto SJ.

O Provincial dos Jesuítas em Portugal sublinha a importância da “ferida que transformou totalmente a vida de Inácio de Loyola”, lhe deixou marcas físicas para o resto da vida, “mas cuja marca mais indelével foi a marca interior”.

O Pe. Miguel Almeida, sj lembra que o dia 20 de Maio de 1521 marca o início de uma peregrinação que vai levar Inácio a "ver novas todas as coisas em Cristo", palavras escolhidas, aliás, para o lema deste ano festivo.

“O seu olhar sobre o mundo, a sociedade, a Igreja e a própria vida oferecem-lhe uma perspectiva absolutamente nova. Chamamos-lhe conversão. Este Ano Inaciano pode também ajudar-nos, hoje, a olhar para as nossas feridas, pessoais ou sociais, e vê-las como um ponto de partida para uma nova vida”, acrescenta o Provincial dos jesuítas.

O Ano Inaciano vai prolongar-se até 31 de Julho de 2022, Dia de Santo Inácio, sendo que a 12 de Março comemorar-se-ão os 400 anos da sua canonização. Neste período, haverá inúmeras iniciativas, realizadas localmente ou de âmbito mais global: peregrinações, exercícios espirituais, encontros, formações, debates, novos livros e publicações e muitas atividades que procurarão aprofundar a dimensão espiritual e pastoral da família inaciana.

A primeira iniciativa acontece já no Domingo, dia 23, com uma vigília de oração internacional, que reunirá as comunidades inacianas de todo o mundo, contará com a presença do P. Geral e uma intervenção do Papa Francisco.

Mais informações serão publicadas no site www.pontosj.pt/ano-inaciano, que será lançado no dia 20.