25 maio 2021

"Bom Samaritano" salva desconhecida de ataque no metro

DACS

Sean não conseguiu ficar indiferente e, mesmo desarmado, confrontou o agressor.

Enquanto os comboios de Nova Iorque passavam, Sean Conaboy decidiu diminuir o volume da música nos seus auscultadores. Estava a ouvir “Desolation Row”, de Bob Dylan. Já tinha ouvido a música inúmeras vezes, mas desta vez era diferente.

“E o volume estava tão baixo que consegui ouvir a vítima gritar”, disse.

Há uma frase na música de Bob Dylan que diz “está no lugar errado, meu amigo”. Excepto na última quarta-feira, em que Sean estava no lugar certo. Ele entrou em acção de uma forma que se tornou incomum quando estes ataques demasiado comuns acontecem.

Sean, um nova-iorquino nativo e paroquiano da Igreja de St. Michael, em Sunset Park, está a ser chamado de Bom Samaritano – um termo enraizado na fé para descrever alguém que pára para ajudar quando outros passam ao lado.

“Nunca imaginei um ataque tão hediondo, violento e depravado, mas foi isso que presenciei e tive que agir”, disse Sean. “Não agir seria uma opção, mas tenho a certeza de que não seria capaz de viver comigo mesmo”, explicou.

O assustador vídeo de vigilância da estação de metro Union Square mostra um homem com uma faca a perseguir potenciais vítimas. Quando o homem finalmente escolhe uma vítima, Sean disse que algo nele falou mais alto.

“Esta mulher está a senr mortalmente atacada com uma faca, tenho de impedir isso”, disse.

Sean afirmou que o homem empunhava a faca de uma forma que mostrava que queria matar Kelli Daley, de 54 anos. O homem que o colocou em alerta máximo voltou a tentar esfaquear a vítima.

“O mais horrível é que, assim que o abordei e o separei da vítima, ele voltou a tentar apanhá-la”, disse Sean.

O “Bom Samaritano” diz que a sua fé tem tudo a ver com a sua acção naquele dia. O seu gesto foi devido aos líderes da Diocese de Brooklyn, que lhe mostraram como colocar a fé em prática. Um líder religioso que lhe mostrou como o fazer, diz Sean, foi o seu ex-pastor, agora Bispo de Paterson, New Jersey, Kevin Sweeney.

“Ver o Sean responder dessa forma, conhecendo-o como a pessoa de fé que ele é, não é surpreendente”, disse o Bispo Sweeney. “Mas nem toda a gente faz isso. Posso ver a sua fé manifestar-se naquele acto de coragem que ele levou a cabo, dispondo-se a sacrificar-se pela segurança de outra pessoa”, adiantou.

O ataque que Sean parou foi o quarto na estação Union Square em apenas uma semana. Sean tem até uma mensagem para os responsáveis pela cidade de Nova York: usem isto como um exemplo.

“Não faz muito tempo que esta era uma forma realmente segura de viajar e eu lembro-me de quando ainda não era. Por isso, ver as coisas regressarem ao que eram é de partir o coração. Estamos a lutar pelas nossas vidas aqui”, concluiu.

Artigo de Jessica Easthope, publicado em Currents News a 24 de Maio de 2021.