9 junho 2021

Diocese de Benim forma primeira turma da Escola de Iniciação Teológica

Fotografia Diocese de Lokossa

DACS com La Croix International

Missa de Acção de Graças foi celebrada na Catedral de São Pedro Claver, em Lokossa, para assinalar o final de dois anos de formação teológica de 40 leigos e religiosas.

A Diocese de Lokossa, no sul de Benim, África, aprovou a sua primeira turma num novo instituto teológico voltado principalmente para a educação de leigos católicos.

“A vocês que frequentaram estes cursos de iniciação teológica por dois anos, felicito e agradeço. Olho-vos com imenso orgulho”, disse o bispo Victor Agbanou numa missa académica celebrada a 5 de Junho na Catedral de São Pedro Claver.

Quarenta pessoas fizeram parte desta primeira turma de formandos da Escola de Iniciação Teológica de Lokossa (EITL). Receberam os seus certificados durante uma cerimónia que se seguiu à celebração eucarística.

“Realmente vocês não são muito numerosos, mas, tal como os Apóstolos, vão misturar-se com a massa humana para irradiar, para testemunhar. Vocês são como um povo de testemunhas”, disse D. Agbanou, que também é presidente da Conferência Episcopal Nacional de Benim.

Apoiando-se na figura de São Bonifácio, cuja festa se celebra no dia 5 de Junho, o bispo falou do carisma do Santo do século VIII como zeloso evangelizador, bispo e mártir, exortando os membros da primeira turma de formandos do EITL a serem testemunhas.

“A celebração do fim da vossa formação neste dia é um sinal de que o Senhor quer que sejais testemunhas em todo o lado, na escola de S. Bonifácio”, disse. “Munidos dos ensinamentos que receberam, o Senhor incita-vos a que sigam em frente e testemunhem em todos os lugares a sua grandeza e misericórdia”, continuou. “Desejo-vos uma boa continuação e convido-vos a procurarem sempre Deus onde quer que vão”, concluiu.

Escola de Iniciação Teológica de Lokossa

Pamphile Legba, o padre que dirige a escola teológica, disse que a estrutura é de grande importância para os católicos no mundo contemporâneo.

“Os católicos, diante de situações existenciais como questões de funerais, mortes, ritos ou rituais relacionados com gémeos e cerimónias exteriores para crianças, às vezes ficam confusos sobre o que fazer. Os católicos são frequentemente questionados sobre a sua fé. Ataques que começam na Bíblia vêm de seitas evangélicas para questionar a fé católica e práticas relacionadas com ela”, observou o sacerdote.

A Escola de Iniciação Teológica de Lokossa (EITL) foi fundada a 9 de Fevereiro de 2019. É uma réplica local da Escola de Iniciação Teológica e Pastoral (EITP), que está localizada na Arquidiocese de Cotonou. Ambas assentam no mesmo paradigma: “Pelo intelecto e prática da fé.”

O novo instituto de Lokossa começou com mais de 80 alunos e cerca de 40 conseguiram completar o ciclo de formação de dois anos.

“Não sabia meditar a Palavra de Deus”

No fim da missa e da cerimónia de entrega dos certificados, os formandos expressaram satisfação com o programa.

“Pretendo estar mais disponível para conduzir retiros e para ajudar a anunciar a Boa Nova às pessoas que têm sede de Cristo na nossa diocese”, disse Michel Ayi. Agora na casa dos 60 anos, é catequista há mais de 15 na sua paróquia de São João Baptista de Dogbo.

“Eu já fazia isto, mas agora acho que estou mais preparada para o fazer melhor”, disse Lea Adoko, uma professora na casa dos 40 anos que também expressa sua satisfação.

“Ganhei muito durante esta formação. Por exemplo, eu não sabia meditar aa Palavra de Deus. Hoje, posso ler a Palavra de Deus e meditar bem nela por meio da lectio divina e de muitos outros métodos de meditação da Bíblia”, acrescentou.

Artigo de Juste Hlannon, publicado no La Croix International a 8 de Junho de 2021.