Arquidiocese de Braga -

21 julho 2021

Racismo na Igreja: Não é suficiente dizer “não sou racista”

Fotografia Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Londres)

DACS com The Tablet

Em Londres, paroquianos de Nossa Senhora de Fátima iniciaram uma série de conversações sobre o racismo. Testemunhos "ilustram a realidade quotidiana do racismo dentro de uma paróquia católica comum no interior de Londres".

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No ano passado, um grupo de paroquianos de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Branca – que, apesar do nome, é uma comunidade multicultural vibrante num dos maiores conjuntos habitacionais sociais do oeste de Londres – começou a reunir-se regularmente através do Zoom. Conversaram sobre a realidade do racismo na sociedade em geral – e também na sua própria comunidade. Estes testemunhos ilustram a realidade quotidiana do racismo dentro de uma paróquia católica comum no interior de Londres.

 

1. Sou uma “católica de berço”, nascida no meio de práticas racistas e discriminatórias no oeste de Londres. A nossa família morava numa casa deteriorada em Notting Hill, onde fomos submetidos a ataques racistas de “Teddy boys” e incendiários da Frente Nacional. No início da década de 1970, fomos transferidos para um apartamento no Estado da Cidade Branca.

Como professora, fui lembrada por colegas de que o meu "rosto não combina" quando se trata de promoção a posições de liderança. Vi-me a lutar para progredir profissionalmente, apesar de anos de sucesso e experiência, ultrapassada por homens mais jovens, brancos e inexperientes, a ponto de a luta me quebrar. Fui deixada sem apoio e abandonada, forçada pelo líder masculino e branco da escola a assinar um acordo de sigilo e silenciosamente abandonar o meu posto. Encontrei um eco da minha experiência pessoal em alguns destes testemunhos de paroquianos, que mostram como os preconceitos inconscientes servem para reforçar o abismo das desvantagens, para que as pessoas de cor – os negros – não progridam. Com o tempo, o silêncio cimenta uma aceitação de as coisas simplesmente estarem bem assim, apenas porque estão.
Os testemunhos dos paroquianos são muito pessoais e são anónimos como forma de protecção das pessoas. Para muitos leitores, na nossa comunidade paroquial e além – talvez em todo o Reino Unido – essas reflexões irão abrir todo um quadro de experiências dolorosas e traumáticas das quais simplesmente não estavam cientes. Esperamos que essas reflexões levem todos os que as lêem a uma reflexão pessoal sobre a realidade do racismo nas suas próprias vidas. Como disse um dos paroquianos, não basta dizer “Não sou racista”. Não podemos apenas ser passivos; devemos trabalhar juntos e activamente para erradicar todas as formas de racismo das nossas comunidades e da sociedade. Agora é o momento ideal para a mudança.

Elizabeth Uwalaka

 

2. Como pároco, sinto fervorosamente que devemos ter sempre a coragem e a integridade de trazer para as nossas conversas comunitárias as “questões difíceis” que nos rodeiam no nosso mundo actualmente – isso torna a nossa fé real e não algo confortável e aconchegante.

Assistir aos vídeos “Ser Negro e Católico” publicados no site da Diocese de Westminster, onde quatro jovens negros católicos falam muito honestamente sobre as suas experiências de racismo nas suas vidas, até dentro da Igreja, ajudou-me a entender que o racismo não é um problema “lá de fora”. O racismo também está, absolutamente, dentro da Igreja.

As nossas conversas via Zoom no Domingo à noite começaram depois da morte de George Floyd e da onda resultante de protestos anti-racismo no ano passado. A profundidade da confiança e da partilha nessas reuniões, muitas vezes de experiências muito dolorosas e cruas, foi muito profunda e comovente.

O grupo identificou várias mudanças que ajudariam a erradicar diferentes formas de racismo da vida de cada paróquia. Essas mudanças incluem: certificar-se de que os papéis de liderança dentro da paróquia reflectem o perfil racial da paróquia; certificar-se de que diferentes grupos raciais estão igualmente representados nos ministérios paroquiais, como leitores e ministros eucarísticos; trazer uma maior diversidade de imagens religiosas para a igreja, de forma a que ela não seja um mar de representações brancas de Jesus, Maria e os santos; certificar-se de que haja uma diversidade de estilos musicais nas eucaristias que reflictam a nossa comunidade multicultural.

Tenho a certeza de que as experiências de racismo na nossa paróquia se repetem em muitas outras comunidades, não há nada de extraordinário na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. O que talvez seja diferente é que pelo menos começamos a conversar sobre a realidade do racismo no nosso meio e sobre como podemos fazer o caminho em conjunto para trazer cura e mudança. Se desejar entrar em contacto connosco com as suas próprias respostas ao que leu aqui ou no nosso livreto, clique aqui.

Pe. Richard Nesbitt, Pároco de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Branca

 

3. Acho que todos os negros que vivem no Reino Unido, mais cedo ou mais tarde nas suas vidas, terão a conversa, na qual os seus pais / familiares explicarão que, simplesmente por causa da cor da pele, algumas coisas serão mais difíceis para essas pessoas na vida, e que experienciarão o racismo de diferentes formas.

A minha família era originária da Jamaica e lembro-me de, quando eu era pequena, ter uma conversa com ela na cozinha enquanto preparávamos o jantar juntas. Ela estava a cozinhar arroz e explicou-me que temos sempre de lavar o arroz antes de cozinhá-lo, mas eu respondi que tinha a certeza de que não era preciso fazer isso. Lembro-me de como ela me olhou muito seriamente e depois explicou que a sua avó tinha sido escrava, tendo trabalhado numa plantação de arroz. Todo o arroz de boa qualidade era exportado para países como a Inglaterra, enquanto o arroz sujo e de má qualidade era deixado para os escravos que tinham que lavá-lo para garantir que era seguro comê-lo. Também me lembro quando ela explicou o porquê de a nossa família morar numa casa muito simples no alto das colinas: porque era mais seguro do que morar perto da praia, já que os traficantes de escravos iam à praia para sequestrar pessoas e levá-las como escravas. Nunca esqueci o que a minha avó me ensinou.

© Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Londres)

4. Acho que o principal problema é que a maioria das pessoas simplesmente não entende. Acredito que, para realmente entender o sofrimento de alguém, tens que experimentar algo da sua dor. E eu não tenho certeza se muitas pessoas brancas realmente “entendem” o racismo e o que é ser discriminado, simplesmente porque isso não faz parte da realidade diária das suas vidas. Eles não experimentam, como nós, o terrível abuso racial, bullying, violência, assédio, discriminação, discriminação racial e muito, muito mais, tudo por causa da cor da nossa pele. Quando tentamos discutir esses assuntos, as nossas perspectivas são repetidamente ignoradas ou, pior, até mesmo distorcidas, diminuídas. Dizem-nos que não é um problema importante e que devemos superá-lo. Dizem-nos para não “jogarmos a cartada da raça”.

 

5. Faço parte da Igreja Nossa Senhora de Fátima há 25 anos e, infelizmente, tive muitas experiências dolorosas de racismo durante este tempo. Quando os vitrais foram instalados há alguns anos, para mim foi realmente emocionante ver, pela primeira vez, rostos negros em obras de arte públicas dentro da nossa igreja. Depois ouvi vários paroquianos brancos a comentarem abertamente sobre como estavam enojados com as imagens nas janelas, que, segundo eles, pareciam um “bando de refugiados”. Isso fez-me pensar: como são os refugiados? E o melhor lugar para encontrar conforto se és um refugiado não é na casa de Deus?

Uma memória realmente horrível é um telefonema que recebi de um dos paroquianos a perguntar por que é que a casa de banho da igreja estava suja e quando planeávamos fazer a limpeza. Lembrei educadamente ao indivíduo que qualquer pessoa pode limpar a casa de banho. Até ao ano passado, eu costumava limpar o presbitério com os meus filhos e outros dois paroquianos. Várias pessoas em diferentes ocasiões dirigiram-se a mim de forma condescendente, dizendo que eu também deveria limpar as suas casas. Isso até podia ter sido uma piada, mas veio de pessoas com quem eu nunca tinha conversado antes, pelo que não levei como brincadeira. Como pessoa negra, ouves esses comentários de forma diferente do que ouvirias se fosses uma pessoa branca.

Quando cheguei à paróquia pela primeira vez, em 1995, as pessoas muitas vezes simplesmente mudavam de lugar se eu me sentasse ao pé delas. Isso já não acontece, felizmente. No entanto, foi substituído por um comportamento discriminatório igualmente inaceitável e degradante, tão subtil que pode ser facilmente esquecido. Por exemplo, alguns indivíduos sentem que é dever deles dar-nos ordens, semelhante à mentalidade de um senhor/servo. Fazem-nos sentir que não podemos fazer nada bem. Algumas pessoas pensam que é um direito dado por Deus dizer-nos o que fazer e como fazer. Ouvi pessoas no coro da igreja a serem ensinadas a pronunciar palavras em inglês e houve uma ocasião em que fomos chamados de “incivilizados” porque estávamos a tirar fotos no altar após a celebração da Primeira Comunhão.

 

6. Durante ocasiões especiais como a Páscoa e o Natal, descobri que o ministério da leitura era dominado por leitores brancos e questionei por que é que muitas vezes não conseguimos ver a diversidade do nosso amplo grupo de leitura nessas ocasiões. Transmite a mensagem de que há pessoas que decidem que um grupo de pessoas é melhor do que outro e, portanto, impedem que outros tenham a oportunidade de ler na missa. Se há pessoas que talvez precisem de mais apoio ou treino para serem melhores leitores, isso é compreensível; no entanto, os leitores brancos seleccionados geralmente tinham habilidades de leitura variadas, então era confuso ver essas tomadas de decisão. Como leitor, acho que é uma honra fazer parte do ministério e penso que devemos humilde e zelosamente esperar por ser designados para cumprir esse dever. Ao mesmo tempo, acho que é importante falar ou questionar para ajudar a entender o porquê de as decisões estarem a ser tomadas e garantir sempre que elas sejam feitas pelos motivos certos. As pessoas podem pensar que a questão de quem lê na missa é pequena, mas não é: é sobre representação, é sobre modelagem de papéis, é sobre inspirar outros, é sobre empatia, diversidade, inclusão e oportunidades iguais; por todas essas razões, é importante ter uma mistura racial e representação cruzada.

 

7. Há uma boa mistura de paroquianos que ajudam na igreja. No entanto, questiono se temos visibilidade suficiente dos líderes negros dentro da paróquia. É triste dizer, mas os papéis que muitas vezes vejo os paroquianos negros a preencherem são os de servidão. Com isso, quero dizer especificamente limpar e dar chá, funções que geralmente são menosprezadas ou vistas como de serviço e que, historicamente, têm sido desempenhadas por pessoas em circunstâncias menos ricas na sociedade. Eu sei que estamos todos aqui para servir na imitação do próprio Cristo, mas parece que nós, como uma paróquia, estamos a sustentar perspectivas estereotipadas e racistas desactualizadas que não nos servem e fazem mais mal do que bem. É de partir o coração saber de todo o talento que existe dentro da paróquia e não ver isso aproveitado.

Quando se trata de causas de caridade dentro da paróquia, como as Mary’s Meals ou o Cafod Fast Day, temos vários paroquianos brancos que falam em nome dos “pobres negros”. Parece um “complexo de salvador branco” a ser utilizado no santuário, a pintar uma imagem enganosa ou talvez desequilibrada da realidade. A mensagem subjacente parecia ser que, sem o suporte branco a liderar o caminho, não seria possível fazer a diferença. Como pessoa de herança africana, também me sinto frustrado por não ser dada uma visão mais equilibrada do nosso continente.

 

8. Fui criada pelas minhas tias, irmãs mais velhas da minha mãe, senhoras amáveis, atenciosas e fervorosas que me transmitiram o dom da fé. E prometi-lhes manter a minha fé quando as deixasse para vir para a Europa. Como uma jovem católica, era meu dever ir à igreja todos os Domingos e fazer parte da Igreja. Mas a primeira vez que fui à igreja aqui na Inglaterra, durante o sinal da paz, as pessoas fingiam não me ver ou passavam mais tempo com pessoas que conheciam para não me cumprimentar. Essa foi a primeira vez, e no Domingo seguinte foi a mesma coisa. Quando me apercebi disto, fiquei a pensar se continuaria a ir à igreja, mas tinha prometido às minhas tias manter viva a minha fé e graças a Deus não falhei com elas, tenho crescido na minha jornada de fé . Fiquei muito triste no início e foi um grande desafio à minha fé.

 

9. Sendo uma criança cujos pais imigraram para cá na década de 1960, obviamente já tinha ouvido as suas histórias de racismo. Tendo nascido aqui no Reino Unido e sendo consideravelmente mais jovem, esperava que a minha vida fosse diferente. Inicialmente, descartava as coisas como possivelmente não sendo incidentes racistas, sobretudo porque  estava num ambiente católico. Tinha um medo real de declarar qualquer coisa como racista, porque não queria ser rotulado como o que usava a “cartada da raça”.

Na paróquia, lembro-me de ver membros mais novos da congregação que talvez estivessem de visita ou tivessem acabado de se mudar para a zona, aparentemente a não quererem sentar-se perto de mim ou da minha família, ou apertar-nos a mão ao fazer o sinal da paz. Isso fez com que eu constantemente me questionasse sobre como os visitantes ou os membros mais novos da congregação se sentiam a respeito da minha presença e de estar fisicamente demasiado perto deles.

Como o racismo se tornou um grande ponto de debate em todos os lugares e, é claro, na Igreja também, percebi que evito pessoas que não reconheço porque não quero passar por toda a estranheza de ver os seus rostos quando percebem que eu estou sentado no mesmo banco ou à frente ou atrás deles durante o sinal da paz. O que também é triste para mim é que, quando eles apertam a minha mão, muitas vezes me convenço de que só o fizeram porque não tinham escolha, e não porque queriam.

A nossa paróquia e comunidade escolar são amplamente multiculturais, e a paróquia tem feito muitas coisas para valorizar e destacar as muitas culturas diferentes que temos. Acho que temos uma comunidade para sermos pioneiros em acabar com o racismo dentro da Igreja Católica. Acho que temos potencial para inspirar outras paróquias a começarem a fazer algo para abordar o tema e também para lhes oferecer apoio e orientação. É importante que não paremos de tentar trazer esses problemas para cima da mesa e nunca paremos de tentar. Afinal, a única coisa que pode ser alcançada sem fazer nada... é nada.

Estes testemunhos e reflexões são retirados de uma brochura produzida pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, “Arrancar o Racismo da Nossa Paróquia”. Há um link para o livreto de texto completo no site da paróquia: www.ourladyoffatima.org.uk

 

Artigo dos paroquianos de Nossa Senhora de Fátima (Londres), publicado no The Tablet a 15 de Julho de 2021.