Arquidiocese de Braga -

9 setembro 2021

Santiago Cañizares: “É duro saberes que vais perder o teu filho, mas também é gratificante pensar que a morte não é o fim”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Ex-jogador de futebol participou do último capítulo da iniciativa da Fundação Universitária São Paulo CEU, “Fazendo-te perguntas”.

\n

O ex-jogador de futebol Santiago Cañizares protagoniza o novo capítulo de “Fazendo-te perguntas”, iniciativa da CEU e da ABC iniciada em Junho passado, na qual diversos líderes de opinião falam sobre os temas que mais preocupam a sociedade espanhola. No seu discurso, Cañizares falou sobre a morte do seu filho Santi, como a geriu e do papel fundamental de saber que a morte não é o fim.

“É duro saberes que vais perder o teu filho, mas também é gratificante pensar que a morte não é o fim”, explicou. “Senti que era Deus quem estava a levar o meu filho. Muitas vezes senti a sua presença na sala onde ele se encontrava”, explicou o ex-jogador de futebol, para quem a fé desempenhou um papel fundamental na superação desse momento tão difícil.

 

"Perante a morte de um filho, a fé é o meu melhor conselho e o meu maior consolo".

 

Conhecido pela sua carreira como jogador da Selecção Nacional, do Real Madrid, Valência e Celta de Vigo, Cañizares respondeu às questões colocadas pela comunidade CEU sobre desporto, treinadores desportivos, redes sociais, fama e vida pessoal, entre outras.

 

Perguntas que importam

Cañizares também partilhou alguns dos momentos mais difíceis da sua trajectória profissional: “Em 2006, quando ia ser titular, parti um frasco de perfume e cortei um tendão. Em vez de jogar no Mundial, fui para o hospital. Queria morrer. Aquele momento foi muito difícil”.

O desportista avisa que perante as adversidades “o mais inteligente a fazer é minimizar os sucessos e os fracassos, ter uma orientação e colocar todo o esforço nas coisas que estão ao alcance da pessoa mudar”.

Actualmente, Cañizares continua a trabalhar na esfera pública como comentador de futebol e também dedica parte do seu tempo a partilhar a sua vida pessoal nas redes sociais.

O projecto “Fazendo-te Questões” teve uma óptima recepção e inúmeros comentários positivos entre os leitores do meio e os utilizadores das redes sociais que tiveram a oportunidade de ver as entrevistas.

Hoje, os vídeos têm mais de um milhão de visualizações, números que não param de crescer.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 8 de Setembro de 2021.