27 setembro 2021

Semana Nacional da Educação Cristã começa a 17 de Outubro

Fotografia Centro Aletti

DACS

Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) publicou Nota Pastoral intitulada “Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio”.

A Semana Nacional da Educação Cristã 2021 é celebrada de 17 a 24 de Outubro em todo o país, com diversas acções nos âmbitos de actuação da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Neste âmbito, a CEECDF redigiu uma Nota Pastoral sob o tema “Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio”.

"A Igreja, no Concílio Vaticano II, é apresentada como «Povo de Deus» em que todos os membros são enriquecidos com dons ou carismas do Espírito Santo para partici-par ativa e responsavelmente na missão. Esta imagem renovada da Igreja implica necessariamente um estilo sinodal, como tem recomendado o Papa Francisco, desde o início do seu ministério petrino (...)", pode ler-se.

A nota afirma que a necessidade de unir e conjugar esforços se faz sentir de forma especial no campo educativo e recorda o convite feito pelo Papa Francisco para um encontro mundial, em 2019, a propósito da reconstrução do pacto educativo global.

"Este desafio da aliança educativa e da pedagogia sinodal interessa grandemente aos educadores cristãos. Em vez de cuidar apenas do seu grupo, precisam de ser promotores da “aldeia global” integrando e conjugando a sua atividade com todas as forças envolvidas no processo educativo: família, escola, associações desportivas e culturais, catequese e atividades da paróquia, Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), escola católica e outras. Cada uma destas instituições precisa de conhecer, apoiar e unir os seus esforços a todas as outras", refere a Nota da CEECDF.

A Comissão frisa ainda a importância de um "novo modelo cultural", capaz de realçar a "solidariedade, o valor da transcendência, a liberdade e dignidade de todas as pessoas e a fraternidade social" e que eduque para a capacidade de viver "em relação com os outros e de cuidar da casa comum".

A Nota Pastoral pede ainda que se cuide especialmente das equipas de catequistas e que estas sejam capazes de trabalhar em conjunto com os pais, "reconhecendo e criando condições para o protagonismo educativo da família". Também a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem um papel de destaque no documento.

"A disciplina de EMRC surge, neste processo, com um contributo muito relevante, na medida em que, através do docente de EMRC, ajuda a construir laços entre os diferentes implicados. Enquanto estilo educativo, a sinodalidade chama-o a realizar esta missão em estreita ligação, também, com os demais professores de EMRC, com o Secretariado Diocesano, com a comunidade eclesial à qual pertence e, igualmente, com aquela a que pertence a sua escola", afirma a Nota.

A CEECDF pede ainda que todos os educadores façam "caminho juntos" nas escolas católicas e apela a todos os cristãos para mergulharem "mergulhar no interior dos diferentes contextos em que vive a humanidade", pensando e percorrendo o caminho em conjunto.

Pode ler aqui a Nota Pastoral na íntegra.