10 novembro 2021

Campanha 10 Milhões de Estrelas regressa com algumas novidades

DACS

Este ano é também possível comprar uma vela a partir do site da Cáritas Portuguesa.

A Cáritas Portuguesa e toda a rede nacional Cáritas associam-se ao Dia Mundial dos Pobres – assinalado a 14 de Novembro – assinalando-o com o início da iniciativa anual “Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”.

Para além das diferentes actividades, durante os próximos meses todos os que quiserem juntar-se à Cáritas poderão adquirir uma vela, pelo valor de 2€, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, parceiro desta acção.

Este ano é também possível comprar uma vela a partir do site da Cáritas Portuguesa, em www.caritas.pt/estrelas/.

65% das verbas recolhidas destinam-se a apoiar a acção de cada Cáritas diocesana no trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados em projectos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis nos países lusófonos.

As verbas angariadas nas 4 edições passadas das velas solidárias reverteram para o apoio às vítimas da pandemia de covid-19 em 2020, para Moçambique em 2019, para a Venezuela em 2018 e para Portugal (Incêndios) em 2017.

A operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz é implementada desde 2003 em Portugal com dois objectivos: sensibilizar para o valor da paz e canalizar donativos para países com dificuldades reais.

Entre Maio de 2020 e Outubro de 2021, a Cáritas Portuguesa apoiou mais de 18 mil pessoas em dificuldades devido à covid-19 no âmbito da campanha “Inverter a curva da pobreza” – um número que acrescenta mais de 3 mil famílais às apoiadas pela Cáritas no contexto anterior ao da pandemia.

Apesar das necessidades ao nível alimentar que a rede nacional Cáritas continua a proporcionar às famílias, a Cáritas é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas de rendas para habitação (61%), de despesas relacionadas com a saúde, como a aquisição de medicamentos e realização de exames médicos (15%) e ao pagamento de despesas relacionadas com a electricidade (13%).

A rede nacional Cáritas está também a implementar o projecto “Cáritas na Escola”, uma iniciativa, em parceria com o Secretariado Nacional de Educação Cristã, que convida a comunidade educativa à vivência de um dia diferente, com a realização de actividades que consciencializam os alunos (do 1º ciclo ao secundário) para a defesa da dignidade humana e para a promoção da paz.