Arquidiocese de Braga -

16 novembro 2021

Mensagem do Dia Mundial da Paz de 2022 já tem tema

Fotografia Paul Haring/CNS

DACS

“Educação, trabalho e diálogo entre gerações: ferramentas para construir uma paz duradoura” é o tema da mensagem, que é tradicionalmente divulgada na íntegra em meados de Dezembro.

\n

A paz mundial duradoura só pode ser atingida ao responder às necessidades das gerações actuais e futuras. É essa a matriz da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2022.

“Educação, trabalho e diálogo entre gerações: ferramentas para construir uma paz duradoura” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2022, anunciado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O Vaticano diz que educação, trabalho e diálogo estão em constante evolução e que a mensagem do Papa Francisco vai propôr “uma leitura inovadora que responde às necessidades dos tempos actuais e futuros”.

A messagem do Papa será, assim, um convite “a ler os sinais dos tempos com os olhos da fé, para que a direcção desta mudança desperte novas e velhas questões com as quais é necessário confrontar-se”.

A mensagem de Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz, no dia 1 de Janeiro de 2022, vai responder, entre outras, às seguintes questões: “Como pode a formação e a educação construir uma paz duradoura?” ou “o trabalho, no mundo, responde mais ou menos às necessidades vitais do ser humana sobre a justiça e a liberdade?”.

O Dicastério explicou também que a mensagem vai olhar para a colaboração e solidariedade entre gerações e se os governos conseguem “definir um horizonte de paz”.

A mensagem completa do Papa é tradicionalmente divulgada em meados de Dezembro e é enviada, através dos diplomatas da Santa Sé, para os líderes nacionais à volta do mundo.