13 dezembro 2021

Cáritas Internacional celebra 70 anos

DACS com Agência Ecclesia

Francisco afirmou que a Cáritas é, “em todo o mundo, a mão amorosa da Igreja para os pobres e os mais vulneráveis”.

A Cáritas Internacional celebrou este domingo 70 anos desde a constituição da confederação. O Papa Francisco assinalou a data ao elogiar a acção das Cáritas junto dos pobres em todo o mundo.

O Papa pediu à Cáritas, a partir da janela do apartamento pontifício, que continue o serviço com “humildade e criatividade, para chegar aos mais marginalizados e favorecer o desenvolvimento integral como antídoto para a cultura do descarte e da indiferença”.

Francisco afirmou que a Cáritas é, em todo o mundo, a mão amorosa da Igreja para os pobres e os mais vulneráveis, nos quais está presente Cristo”, e convidou todos a aderir à nova campanha da Cáritas Internacional, intitulada “Juntos” e fundada sobre a “força da comunidade” para defender a natureza e os povos.

A campanha vai ser lançada esta segunda-feira em Roma, inspira-se em duas encíclicas do Papa Francisco, Laudato Si’ e Fratelli Tutti e quer promover acções que combatam a pobreza e protejam a natureza. A iniciativa vai decorrer até Dezembro de 2024.

O pontífice disse ainda que a Cáritas Internacional deve prosseguir o trabalho de eliminar a burocracia da organização, para que os fundos não vão para a organização, mas para os pobres”.

A Cáritas Internacional é uma confederação de 162 Cáritas, que abrangem 200 países e territórios, e foi fundada numa assembleia constituinte entre 12 e 14 de Dezembro de 1951, em Roma