Arquidiocese de Braga -

3 janeiro 2022

Papa desafia católicos a assumir pecados e falhas

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

Francisco desafiou os fiéis a fazer um exame de consciência para reconhecer os “lugares interiores” onde se rejeita a presença de Deus.

\n

O Papa disse este domingo, no Vaticano, que o Natal deve inspirar os católicos a assumir os próprios pecados e as falhas interiores, vendo o mundo e a vida do ponto de vista de Deus.

Francisco desafiou os fiéis a fazer um exame de consciência para reconhecer os “lugares interiores” onde se rejeita a presença de Deus, e sublinhou que “cada um tem os seus próprios pecados”.

O líder da Igreja Católica explicou, ao falar da importância de abrir o coração, que o Natal convida a ver as coisas” do ponto de vista de Deus. “Muitas vezes mantemos distância de Deus, porque pensamos que não somos dignos dele por outros motivos”, mas Deus quer habitar connosco, quer habitar em nós, não ficar longe”.

Com um convite a parar diante do presépio – que representa muitos problemas da “vida concreta”, onde Jesus quer chegar –, o Papa Francisco apelou os católicos a convidar oficialmente” Deus para a sua vida e conversar sobre os nossos acontecimentos concretos”.

O pontífice pediu ainda que se fale sem medo dos problemas sociais e eclesiais do nosso tempo, os problemas pessoais mais feios, porque Deus ama habitar ali, no nosso estábulo”.

Após a oração do ângelus, o Papa desejou a todos um feliz ano de 2022, renovando “os votos de paz e de bem no Senhor” e pedindo que, “nos momentos alegres e nos tristes”, os católicos se confiem a Deus.