7 fevereiro 2022

Quer aprender mais sobre o Sínodo e a Sinodalidade? Aqui fica uma ajuda.

Fotografia BC

DACS

A "Boston College – School of Theology and Ministry" disponibilizou vários vídeos gratuitos com conferências ministradas por vozes de autoridade sobre o tema.

A Boston College – School of Theology and Ministry, com o apoio de outras instituições, organizou um curso online sobre o Sínodo e a Sinodalidade, com professores como Carmen Peña, o Cardeal Baltazar Porras, María Cristina Inogés Sanz, a Ir. Nathalie Becquart XMCJ, o Pe. Miguel Yañez SJ e o Mons. Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, entre vários outros.

"A actual etapa eclesial convida-nos a rever as estruturas e os modos de proceder da Igreja que envolvem todo o Povo de Deus nas funções de ensino, santificação e governo. Tal esforço pressupõe uma conversão sinodal. Isto foi afirmado pelo Papa Francisco em 2015, quando afirmou que «o que o Senhor nos pede, em certo sentido, já está todo contido na palavra Sínodo. Caminhando juntos — leigos, pastores, bispo de Roma». Aprofundando este caminho, três anos depois, a Comissão Teológica Internacional descreveu a sinodalidade como «o modo específico de viver e agir da Igreja Povo de Deus». O que significa isto? É uma nova maneira de ser Igreja? O que significa para a conversão de hierarquia?", questiona a Boston College.

O curso surgiu precisamente para responder a estas questões, através de "vozes de autoridade sobre o tema", e com o objectivo de "oferecer elementos de discernimento que ajudem a compreender o sentido e os desafios de uma Igreja chamada a empreender processos de conversão sinodal".

"Conversão Sinodal", "Conversão Ecológica", "Conversão cultural e ministerial", "As Mulheres no Sínodo para a Amazónia" e "Contribuições dos Sínodos no pontificado de Francisco" foram as áreas em que se dividiu o curso. Os vídeos de cada uma das conferências já foram publicados e podem ser vistos gratuitamente aqui.