8 março 2022

Artistas ao Cardeal de Madrid: “A Igreja não evoluiu”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

D. Carlos Osoro reúne-se com representantes do mundo da cultura por ocasião da fase diocesana do Sínodo da Sinodalidade.

Cerca de vinte artistas, atletas e representantes do mundo da cultura reuniram-se esta segunda-feira, 7 de Março, com o Arcebispo de Madrid, Cardeal Carlos Osoro.

O encontro faz parte da série de convocatórias que a diocese está a fazer com diferentes grupos por ocasião da fase diocesana do Sínodo da sinodalidade.

Uma igreja que escuta

Entre os pedidos que os artistas fizeram ao cardeal está “que o «ame o próximo como a si mesmo» não fique em letras pequenas”.

Os participantes, segundo a diocese, relembraram os valores aprendidos na infância em ambientes eclesiais e partilharam, alguns, o distanciamento da Igreja, ora pela percepção da própria instituição, ora porque se sentem julgados – por serem homossexuais ou divorciados.

Um toureiro sublinhou que tanto a sua profissão quanto a Igreja “não evoluíram ao ritmo a que a sociedade evolui”.

Os participantes exigiram da Igreja novas maneiras de se ligar “com os jovens” com “uma linguagem clara e directa, não apenas para com aqueles que já são cristãos”.

Pediram também “transparência”, “coerência” com a mensagem de Jesus, “proximidade” e “alegria” nas celebrações; bem como “coragem na hora de enfrentar os abusos sexuais”, ou repensar “a posição da mulher” e a abordagem aos homossexuais, ou apostar na formação, na cultura e na arte como “forma privilegiada da Igreja para comunicar a verdade de Jesus Cristo”.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 8 de Março de 2022.