10 março 2022

Bispos da Etiópia reiteram pedido de paz para o país

Fotografia Tiksa Negeri/Reuters via CNS

DACS com Crux

Os bispos católicos da Etiópia reiteraram o seu apelo pela paz e diálogo no país da África, já que o conflito na região norte de Tigray ameaça desencadear uma onda de fome.

Os bispos afirmam que nunca se calaram sobre a guerra. Afirmaram que a Igreja estava a disponibilizar ajuda humanitária em todas as áreas de conflito e seguiu todos os relatórios profissionais e legais sobre os supostos abusos de direitos humanos ligados ao conflito.

“A Conferência Episcopal Católica da Etiópia renova o seu apelo a todas as partes envolvidas no conflito no nosso país para que larguem as suas armas e iniciem um diálogo genuíno pelo interesse do povo”, disse o comunicado dos bispos a 8 de Março.

“Os bispos também asseguram as suas orações, o seu compromisso de ajudar de todas as maneiras possíveis, juntamente com todas as partes interessadas, para que a paz seja conseguida e a reconciliação seja alcançada”, escreveram.

Em Novembro, o bispo católico Tesfasellasie Medhin, de Adigrat, pediu à igreja Católica Etíope que acabasse com o seu silêncio sobre as atrocidades em Tigray e agisse como mãe e pastora de todos os povos.

Em Janeiro, um grupo que se autodenomina Conselho Inter-Religioso da Diáspora Tigray disse temer que alguns dos líderes e instituições religiosas do país estivessem a aumentar as divisões e o ódio étnico, em vez de pedirem verdade e reconciliação.

A guerra começou em Novembro de 2020, depois de o primeiro-ministro Abiy Ahmed Ali, vencedor do Prémio Nobel da Paz, ordenar um ataque militar contra os rebeldes por alegações de que os governantes da região teriam atacado uma base militar nacional.

A agência de refugiados da ONU diz que a cada dia, pelo menos 3.000 pessoas saem de Tigray para o leste do Sudão. Agências humanitárias alertam que 900.000 pessoas na região estão à beira da fome.

Os bispos lembraram às pessoas que se juntaram a outros grupos para ajudar a evitar a eclosão da guerra, mas as tentativas não tiveram sucesso e a guerra inaceitável entre irmãos e irmãs eclodiu.

“Desde o dia em que a guerra eclodiu, a Igreja Católica na Etiópia não se calou e faz declarações contínuas a denunciar a guerra, a perda de vidas, o deslocamento, a perda de propriedades e todas as consequências”, disseram os bispos.

Explicaram ainda que mobilizaram recursos de parceiros locais e internacionais para fornecer ajuda alimentar humanitária e outros itens em Tigray e regiões vizinhas.

Artigo de Fredrick Nzwili, CNS, publicado no Crux a 9 de Março de 2022.