17 março 2022

Bispos católicos em Angola pedem ao governo que declare “estado de emergência”

DACS com La Croix International

Insegurança alimentar e desnutrição causadas pela seca colocaram 1,58 milhões de pessoas em risco de fome severa no país da África do Sul.

A Conferência dos Bispos Católicos em Angola pediu ao Governo que declare um “estado de emergência” para lidar rapidamente com os graves problemas de insegurança alimentar e desnutrição causados ​​pela pior seca em 40 anos.

“Nós, bispos, há muito que apontamos que o sul do país vive em condições de extrema fragilidade: há muito tempo não chove, há uma grande fome, o gado não encontra comida e as pessoas e os agricultores não trabalham e vivem na pobreza”, disse em comunicado D. Stanislao Chindekasse, do Dundo, vice-presidente da Conferência Episcopal de Angola.

“Esta não é a primeira vez que pedimos ao Executivo que declare o estado de emergência que permita levar ajuda à população e permitir que se reerga”, disse.

“Os nossos meios agora são insuficientes, a Cáritas nacional e as agências de ajuda não podem ajudar-nos e a situação é muito preocupante”, disse à Fides, explicando as razões que levaram os bispos a dirigirem-se directamente ao governo angolano para solicitar uma acção rápida para fazer face aos graves problemas em que a zona sul do país é particularmente afectada.

“Há anos que as regiões do sul vivem uma crise muito séria que levou dezenas de milhares de pessoas a fugir para a vizinha Namíbia para remediar uma situação de fome real. Repetimos esse pedido ao governo central, mas não recebemos uma resposta oficial”, disse o bispo Chindekasse.

“Pelo contrário, vários jornalistas e líderes de opinião atacaram a Igreja, acusando-a de interferir em assuntos que não lhe dizem respeito. Mas como é que nos podem pedir para não lidarmos com os problemas das pessoas? É difícil negar que o que dizemos é verdade. Além disso, quase toda a população está connosco e aprova a posição da Igreja, porque está em contacto directo com o povo e conhece o seu sofrimento”, disse.

De acordo com a ReliefWeb, as províncias do sul de Angola estão a viver o quinto ano consecutivo de seca e o pior dos últimos 40 anos.

Só este ano, está previsto que 400.000 crianças sofram de desnutrição aguda e a prevalência de desnutrição aguda global em algumas províncias já está acima dos limites de emergência.

As províncias da Huíla, Namibe e Cunene em Angola estão entre as mais atingidas por infestações intermitentes de gafanhotos e uma seca que colocou 1,58 milhões de pessoas em risco de fome severa.

Numerosas comunidades acabaram por deslocar-se em busca de água e subsistência e necessitam urgentemente de serviços de higiene e nutrição, de acordo com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

A Cruz Vermelha registou mais de 3.000 pessoas a entrar na Namíbia vindas de Angola durante 2020 e 2021, mas muitas outras podem não ter sido registadas.

Artigo do La Croix International, publicado a 16 de Março de 2022.