Arquidiocese de Braga -

26 abril 2022

Francisco pede intervenção pela paz ao patriarca de Moscovo

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia/Vatican News

O Papa já tinha renovado os pedidos de uma “trégua pascal”.

\n

O Papa Francisco enviou uma mensagem de Páscoa ao patriarca ortodoxo de Moscovo, Cirilo, com um pedido para que faça uma intervenção a favor da paz, travando a guerra na Ucrânia.

Na mensagem, divulgada esta terça-feira pelo Vaticano, Francisco pediu ao seu “querido irmão” que o Espírito Santo possa transformar os nossos corações e tornar-nos verdadeiros artífices da paz, especialmente para a Ucrânia devastada pela guerra”.

O Santo Padre já tinha renovado, no domingo, por ocasião da celebração da Páscoa nas comunidades cristãs de rito bizantino – que seguem o calendário juliano em vez do calendário gregoriano – o pedido por uma “trégua pascal” na guerra iniciada a 24 de Fevereiro. Na Praça de São Pedro, Francisco desejou que “a grande passagem pascal da morte para uma nova vida em Cristo possa tornar-se uma realidade para o povo ucraniano, que anseia por um novo amanhecer que ponha um fim às trevas da guerra”.

O líder da Igreja Católica afirmou que todos sentem o peso do sofrimento da nossa família humana, esmagada pela violência, pela guerra e por tantas injustiças”, e que vamos continuar com o coração agradecido ao Senhor que tomou sobre si todo o mal e toda a dor de nosso mundo”. 

O Papa destacou que a morte de Cristo é “o início de uma nova vida e de libertação dos laços do pecado e uma ocasião para nossa alegria pascal, abrindo a todos a passagem do caminho da sombra das trevas para a luz do Reino de Deus”. Francisco convidou ainda os responsáveis cristãos a rezar uns pelos outros “para dar testemunho fiável da mensagem evangélica de Cristo ressuscitado e da Igreja como sacramento universal de salvação”.

A "breve carta", também enviada a outros patriarcas das Igrejas Orientais, foi publicada no site do Patriarcado de Moscovo.