26 abril 2022

Presidente dos Bispos franceses diz que resultados eleitorais mostram "ruptura crescente"

Fotografia CNS photo/Benoit Tessier, Reuters

DACS COM CNS/CRUX

O Presidente da Conferência dos Bispos reagiu à eleição numa entrevista em francês a 25 de Abril ao Vatican News após a vitória de Macron sobre a sua opositora de extrema-direita, Marine Le Pen.

O Presidente da Conferência Episcopal francesa saudou a reeleição do presidente Emmanuel Macron, mas também alertou para as crescentes divisões sociais, depois de a votação ter sido marcada pelo esfaqueamento de um padre e freira católicos.

O arcebispo Éric de Moulins-Beaufort, de Reims, disse que a eleição revelou “uma ruptura crescente… que é geográfica, mas também separa os os que estão acima e os que estão abaixo. Isso é preocupante para o futuro do nosso país”.

Disse que a maioria dos eleitores franceses não está disposta a “embarcar na aventura” que provavelmente significaria a eleição de Le Pen.

No entanto, acrescentou que o resultado, no meio do aumento da pobreza e da exclusão, também destacou os limites do “modelo de desenvolvimento” seguido pela França desde a Segunda Guerra Mundial.

“Vemos isso em termos de distribuição de riqueza e crise ecológica e social – mas enquanto tocamos os limites de um sistema, também lutamos para imaginar outro”, disse o Arcebispo Moulins-Beaufort.

“O que agora é claramente necessário é um projecto colectivo que possa realmente unir as pessoas, transcendendo classes sociais, filiações religiosas e outras divisões. Mas isso está a mostrar-se difícil, e é onde a política se encontra hoje em dia”.

Macron ganhou um segundo mandato de cinco anos com 58,5% dos votos contra 41,5% de Le Pen a 24 de Abril. Tornou-se o primeiro chefe de Estado francês reeleito em duas décadas.

Num comício nocturno em Paris, prometeu aos apoiantes que encontraria respostas para a “raiva e desacordo” que levaram os cidadãos a apoiar a extrema direita.

A eleição foi marcada por um ataque com faca contra um padre católico e uma freira idosa na igreja de Saint-Pierre-d'Arene, em Nice, logo após o início da missa das 10h00.

Num comunicado, a Diocese de Nice disse que a vida do padre Krzysztof Rudzinski, um padre de Suchowola, na Polónia, que ministrava na paróquia há 10 anos, não estava em perigo, e agradeceu às forças de segurança e funcionários pelo seu “apoio e presença”. Uma freira de 72 anos ficou ferida quando tentou impedir o ataque.

Enquanto isso, o prefeito da região sul dos Alpes-Maritimes, Bernard Gonzalez, desconsiderou um motivo terrorista para o ataque e disse que o agressor, um homem local desconhecido da polícia, passou um tempo num hospital psiquiátrico com transtorno bipolar.

Na sua entrevista, o arcebispo Moulins-Beaufort disse que o resultado da eleição foi um lembrete de que a União Europeia precisa de “se reinventar e convencer os cidadãos, especialmente aqueles que se sentem, com ou sem razão, excluídos dos benefícios da globalização”.

Acrescentou que algumas políticas importantes do governo, desde a eutanásia legalizada à reprodução assistida, reflectiram “uma conspiração mais ou menos consciente com o mercado”, a que a Igreja Católica resistiria.

“Num mundo hipertécnico como o nosso, há uma grande tentação de resolver todas as dificuldades e provações da vida através de meios técnicos”, disse o bispo.

“O nosso papel é defender o sentido profundo da concepção e da vida humana vivida até ao fim na confiança e na entrega, onde todos nos ajudamos. É aqui que certamente há espaço para melhorias”, concluiu.

Artigo de Catholic News Service, publicado no Crux a 26 de Abril de 2022.