27 maio 2022

Tagle: “A distinção tradicional entre povos cristãos e territórios de missão agora não é clara”

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos destaca a importância da evangelização para a Igreja, lembrando que o Papa será o prefeito do novo dicastério para a Evangelização.

O cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, destacou a importância da evangelização para a Igreja, a ponto de o prefeito do novo dicastério para a Evangelização ser o próprio Papa Francisco. Com este sinal, o Santo Padre diz que “não é apenas um administrador, é o primeiro evangelizador”.

O prelado, que participou da Assembleia Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, realizada em El Escorial entre 24 e 26 de Maio indicou que “neste momento, as claras distinções do passado entre os países tradicionalmente cristãos e os territórios de missão, agora esses limites não são tão claros”. Algo que, reconheceu Tagle, terão que ir vendo à medida que avançam pelo caminho.

Questionado sobre a nova organização de evangelização após a publicação do Praedicate Evangelium, o cardeal mostrou que as coisas ainda não estão fechadas: “Acho que vamos continuar a fazer o que temos feito, embora já não seja uma Congregação própria, mas será uma Secção do novo Dicastério para a Evangelização. Mas o que li nessa secção é basicamente o que a Propaganda Fide tem feito, então vamos continuar. Mas como se vai relacionar com a primeira Secção, das questões fundamentais da evangelização? Isso tem que ser desenvolvido. Acho que será uma oportunidade maravilhosa ter uma Secção que estuda as questões da evangelização, e a segunda Secção levará às primeiras experiências da África, Ásia, Oceania. E também da Europa e da América Latina”.

Desafios

Sobre os desafios actuais da sua Congregação, Tagle destacou sem hesitação que “o primeiro é o diálogo inter-religioso. Não apenas para um intercâmbio ou para trazer boas notícias, mas também para ajudar a construir um mundo de amizade, de compreensão, aquilo que o Papa Francisco chama de fraternidade entre as religiões. Porquê? Porque hoje em dia as religiões estão a ser usadas por uma agenda extremista, que faz as pessoas lutarem umas contra as outras em nome da religião”.

No entanto, o cardeal está ciente de que é preciso trabalhar muito. “Para chegar às pessoas, devemos atender às suas necessidades básicas, à educação… O desafio é como podemos realizar a evangelização, o anúncio do Evangelho, com actos concretos de caridade. Porque a linguagem da caridade – que Deus é amor – é compreendida por todos. E esta é uma forma concreta. E muitas pessoas no mundo ainda vivem em extrema pobreza. É verdade que isso não é novo, mas agora é ainda mais premente”.

Animação, formação e caridade

Tagle quis destacar o trabalho das Obras Missionárias Pontifícias para a Congregação, que divide em duas áreas: “A primeira é a animação missionária. Através das quatro obras, que trabalham com a propagação da fé, a Santa Infância, jovens e crianças, seminaristas, sacerdotes e formação permanente”.

Além disso, “as OMP apoiam realmente o trabalho de evangelização da Congregação. E essa é a segunda área, através da ajuda financeira das Obras. Assim, graças à animação, à formação e também ao acto caritativo de contribuições”, podem oferecer bolsas de estudo a seminaristas, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. “Para que possam ter uma formação adequada”, concluiu.

Artigo de Israel Duro, publicado em Vida Nueva Digital a 26 de Maio de 2022.