Arquidiocese de Braga -
30 maio 2022
Peregrinos da Noite UP’S uniram-se no apelo à paz

DACS com DM
Percurso levou participantes do Seminário de Nossa Senhora da Conceição ao Santuário do Sameiro e de volta ao Seminário.
Os peregrinos participantes na edição de 2022 da Noite UP’S recordaram a guerra na Ucrânia e associaram-se aos apelos à paz lançados pelo Papa Francisco.
De acordo com o Grupo Peregrinos, “a paz foi celebrada ao longo desta noite que foi pequena e o percurso bem curto para tanta vontade e energia dos participantes” da peregrinação nocturna entre o Seminário de Nossa Senhora da Conceição e o Santuário do Sameiro que teve o mote «PAZ! Apressa-te!».
Inicialmente, os participantes viram ma mensagem do Papa Francisco a apelar à paz e sobre a consagração da Rússia e Ucrânia a Nossa Senhora. Na Eucaristia, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, exortou os jovens a serem “alegres” e a não perderem a esperança “no Cristo ressuscitado”.
Já durante a caminhada, no convento de Montariol, os jovens assistiram a uma peça de teatro alusiva à guerra, que serviu como base para um momento de reflexão. Mais tarde, houve nova paragem para debater com um participante escolhido ao acaso a questão “o que faria para sustentar a paz se eu tivesse poder”.
Na subida para o Bom Jesus, ouviram-se cinco testemunhos de pessoas que estão neste momento em zonas de guerra, como o Sudão do Sul, Moçambique (Pemba e Cabo Delgado), Haiti e Ucrânia.
No lago do Bom Jesus houve uma manifestação colorida com telemóveis, num gesto simbólico de “união pela paz”, acrescentou o Grupo Peregrinos. Antes, todos foram convidados a libertar o coração de 5 maus hábitos.
Ao nascer do sol, foi rezado o Terço por todas as intenções da noite, culminando a actividade com a entoação do hino da JMJ 2023.
Partilhar