Arquidiocese de Braga -
13 junho 2022
Francisco denuncia “chaga” do trabalho infantil
DACS com Agência Ecclesia/Vatican News
ONU alerta que o trabalho infantil afecta uma em cada 10 crianças no mundo.
O Papa Francisco denunciou este domingo o trabalho infantil como uma “chaga” da humanidade, aproveitando a oração do angelus para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
Francisco pediu o empenho de todos “para eliminar esta chaga” e “para que nenhuma criança seja privada dos seus direitos fundamentais e obrigada a trabalhar”, descrevendo “a realidade dos menores explorados no trabalho” como “dramática”.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o trabalho infantil afecta uma em cada 10 crianças no mundo. Em 2020, pela primeira vez desde 2000, o número de crianças entre cinco e onze anos de idade envolvidas em trabalho infantilaumentou, estando metade envolvidas em actividades consideradas perigosas.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em todo o mundo, pelo menos 160 milhões de menores são forçados a trabalhar. A região com maior prevalência é a África, com 20% de todas as crianças em trabalho infantil.
A viagem do Santo Padre ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo foi entretanto adiada devido aos problemas de saúde do Papa Francisco, que também obrigaram a Santa Sé a anunciar, esta segunda-feira, que a missa e procissão da Solenidade do Corpo de Deus no Vaticano “não serão celebradas”.
Partilhar