Arquidiocese de Braga -

25 julho 2022

Cónego Eduardo Duque lança livro sobre religiosidade em Portugal

Fotografia

DACS com UCP Braga

É a terceira vez que o sacerdote da Arquidiocese de Braga analisa o tema a partir do European Values Survey.

\n

O cónego Eduardo Duque, professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga, lançou o livro "Valores e Religiosidade em Portugal. Comportamentos e Atitudes Geracionais".

A obra é um estudo "das diferentes vagas do European Values Survey", analisando, nomeadamente, a dimensão religiosa, e com referência específica aos dados de 2020 – já que o sacerdote já tinha analisado e publicado livros sobre as vagas de 1990 e de 2008.

De acordo com o estudo, os portugueses reconfiguraram a sua forma de viver, de acordo com a sua idiossincrasia e cultura, recomposição esta que lhes permitiu estar ao mesmo nível dos seus congéneres europeus e que explica a mudança dos seus comportamentos, atitudes e valores, que foram recriados a partir do encontro com outras culturas. 

O autor, também membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, argumenta que a Igreja "não pode naturalmente ser alheia a estas transformações e fechar os olhos ao caminho que a sociedade está a prosseguir, mas também não tem de se deixar levar no corrupio escorregadio e presunçoso das tendências contemporâneas que são, muitas vezes, a simples negação por negação, da tradição, e que se impõem como sinónimo de progresso".

O estudo pode, então, ser considerado "uma radiografia" da religiosidade da sociedade portuguesa, "na medida em que se discorre sobre a autoidentificação religiosa, a pertença a uma religião, a matriz religiosa dominante, a assistência aos serviços religiosos e a sua dimensão valorativa, crencial e institucional".