27 julho 2022

Arcebispo alerta para mudança na organização da vida paroquial

Fotografia John Mc Elroy

DACS com The Tablet

Numa carta pastoral lida nas missas, o arcebispo alertou que os actuais níveis de pessoal fornecidos pelos padres às paróquias nãoirão continuar.

Os actuais níveis de pessoal fornecidos pelos padres às paróquias não podem continuar, de acordo com o arcebispo de Cashel e Emly Kieran O'Reilly.

Numa carta pastoral lida nas missas, o arcebispo alertou que os actuais níveis de pessoal fornecidos pelos padres às paróquias não continuarão e que o modelo de Igreja, como as pessoas o conhecem, está a ser substituído por uma nova realidade.

A diocese está a preparar-se para realizar uma reorganização das suas paróquias e iniciou o processo de formação de agentes pastorais.

“No futuro, será essencial ter leigos mais envolvidos com os seus sacerdotes e uns com os outros na construção de comunidades de fé e de testemunho”, disse o arcebispo O’Reilly. Isto exigiria abertura para mudar à medida que a diocese planeia a sua vida eclesiástica para o futuro.

Assim como nas outras dioceses da Irlanda, Cashel e Emly estavam a mover-se para uma nova maneira de ser igreja que abriria novas possibilidades de participação aos membros da comunidade de fé. O arcebispo disse que estava a escrever a carta pastoral “para destacar a realidade actual” sobre o número de padres que ministram na arquidiocese.

Actualmente, 68 sacerdotes diocesanos, com idade média de 67 anos, ministram na diocese. Nos próximos cinco anos, 16 sacerdotes atingirão a idade de aposentação de 75 anos. Ao mesmo tempo, haverá no máximo 35 sacerdotes com menos de 75 anos a servir na diocese, que tem apenas um candidato neste momento em formação para o sacerdócio.

Perante esta realidade, o arcebispo disse que “a mudança está para breve na forma como organizamos a vida paroquial”. A sua futura organização exigiria a formação de diferentes unidades pastorais, englobando várias paróquias que funcionassem em conjunto para servir as necessidades pastorais das suas comunidades.

“A organização dessas unidades envolverá sacerdotes e leigos a trabalharem juntos num espírito de co-responsabilidade”, explicou o arcebispo O'Reilly.

Disse ainda que a formação de equipas de pastoral paroquial nas paróquias, que está em andamento, será central para o futuro.

Cashel e Emly irão inaugurar essas novas unidades pastorais no início do Advento 2022 em Novembro. Isto irá envolver a reorganização dos horários das missas, em particular os horários das missas dominicais, em coordenação com outras paróquias.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 26 de Julho de 2022.