1 setembro 2022

Disponíveis Materiais para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

DACS

O tema escolhido pelo Santo Padre é “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”

Estão já disponíveis, no site da Secção Migrantes e Refugiados do Vaticano, os materiais de apoio a utilizar pelas comunidades na celebração do 108.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR), celebrado no último domingo de Setembro, dia 25.

Além do cartaz oficial e da mensagem do Papa Francisco sobre a efeméride, é possível ter acesso a testemunhos de famílias que acolheram migrantes e/ou refugiados. Sobre cada sub-tema deste 108.º DMMR  são disponibilizados excertos da Sagrada Escritura, algumas citações do Papa, uma sugestão de uma boa prática e ainda uma questão relacionada com cada sub-tema. O kit contém também um roteiro com algumas orientações para a Celebração Eucarística.

Este ano o tema escolhido pelo Santo Padre é “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”. O Papa pretende destacar o "compromisso que todos somos chamados a assumir para construir um futuro que responda ao projecto de Deus, sem excluir ninguém."

A Secção Migrantes e Refugiados é um departamento orientado pelo Papa Francisco, e tem como objectivo ajudar a Igreja a acompanhar pessoas vulneráveis que se encontram deslocadas, incluindo aquelas forçadas a deixar as suas terras devido a conflitos, desastres naturais, perseguição, pobreza extrema, refugiados e vítimas de tráfico humano.