Arquidiocese de Braga

Giulia Paravicini/Reuters via CNS

19 outubro 2022

Notícia

A. Igreja pressiona governo angolano para regularizar imigrantes indocumentados

Existem pelo menos 56.000 refugiados e requerentes de asilo e 200.000 imigrantes em Angola.

18 outubro 2022

Notícia

A. Governo do Iraque desaloja campo de refugiados cristão para construir um centro comercial

O patriarcado caldeu iniciou esforços “para adiar a evacuação por pelo menos um ano ou encontrar uma alternativa”.

AP

30 setembro 2022

Notícia

A. Autoridades civis e eclesiásticas apoiam migrantes enquanto a Itália se prepara para uma política rígida

No Domingo – o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados – os italianos lotaram as urnas para as eleições gerais que viram a vitória arrebatadora da política italiana Giorgia Meloni e o seu partido de direita “Irmãos da Itália”.

28 setembro 2022

Notícia

A. Bispo da Costa Rica prevê crise humanitária devido ao crescente fluxo de migrantes em trânsito

O Secretário Executivo da Pastoral da Mobilidade Humana da Costa Rica alerta que, apesar de tantos sinais, ainda não há consciência do alcance deste fenómeno.

28 setembro 2022

Notícia

A. Ucrânia enfrenta “uma crise educacional e fuga de cérebros a longo prazo”

Inna Sovsun, membro do parlamento da Ucrânia, fala sobre a crise educacional do seu país à margem de uma conferência internacional sobre educação de refugiados, realizada em Roma na Pontifícia Universidade Gregoriana.

AFP

26 setembro 2022

Notícia

A. Cardeal Czerny: “Trabalhar em conjunto para melhorar a educação dos migrantes”

Numa conferência internacional sobre educação de refugiados e migrantes patrocinada pela Pontifícia Universidade Gregoriana, o Cardeal Michael Czerny, SJ sublinha a importância de trabalhar em conjunto para oferecer oportunidades educacionais a migrantes

23 setembro 2022

A. Bispos católicos no Peru abordam questão dos refugiados

Prelados mostraram solidariedade com todos os migrantes e refugiados de várias nacionalidades presentes no Peru, particularmente os da Venezuela.

UNHCR/Roger Arnold

19 setembro 2022

Notícia

A. Igreja dos Estados Unidos convoca semana de reflexão sobre migrantes e refugiados

De acordo com o Comité de Migração da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, existem 100 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo.

David Delgado/Reuters via CNS

16 setembro 2022

Notícia

A. Serviço Jesuíta aos Refugiados dos EUA lança plano para ajudar a integrar migrantes

A “Rede de Acompanhamento de Migrantes” é um grupo de voluntários em todo o país que ajuda os migrantes a integrarem-se na sua nova comunidade assim que chegam.

ANSA / SIR

15 setembro 2022

Notícia

A. “Mais de 3 milhões de crianças ainda vivem em áreas de conflito armado. A guerra é uma loucura”

Sviatoslav Shevchuk, Arcebispo-Maior de Kiev, alerta para um desastre sem precedentes que pode fazer da Ucrânia “um deserto”.