Arquidiocese de Braga -

7 setembro 2022

Conclave de “celebridades” no Vaticano: Denzel Washington, Andrea Bocelli ou Eva Cavalli juntam-se ao “Vitae Summit” do Papa

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Sede da Academia de Ciências Sociais acolhe durante dois dias um encontro de artistas e meios de comunicação sobre a cultura do encontro.

\n

Actores como Denzel Washington ou Eduardo Verástegui, o tenor italiano Andrea Bocelli ou a modelo Eva Cavalli juntam-se à primeira edição do “Vitae Summit”.

Um encontro realizado na sede da Academia Vaticana de Ciências Sociais, organizado pela Fundação Vitae Global, criada há dez anos na Argentina pelo matrimónio de Luis Quinelli e Jessica Siniscalchi. O encontro também tem o apoio do Papa Francisco.

 

Cultura do encontro

Diferentes personalidades do mundo do entretenimento tentarão tornar visível o objectivo de “procurar, com o Papa Francisco, entender como as artes, os média e o entretenimento podem promover o bem comum e promover uma cultura do encontro”.

Para o fundador “é difícil dialogar, há muita polarização, muitas lutas, muito conflito”, mesmo que para eles o encontro para seja “um valor importante”.

“Num mundo, mesmo o social, em que mensagens negativas promovem ódio e frustração, os artistas têm a responsabilidade de elevar a cultura e é isso que o Vitae Summit aspira a fazer”, apontam os organizadores segundo os média do Vaticano.

A fundação, destacou Quinelli, responde ao chamamento para “transmitir a mensagem de Deus através dos média e na indústria do entretenimento, que tem tanta influência” sobre cada pessoa. “Sabemos que não mostra a realidade, mas também cria a realidade de alguma forma na nossa mente, coração e espírito”, observou.

 

O apoio do Papa

Assim, foram organizados debates, discussões, painéis onde “serão trocadas experiências, em busca de mensagens que inspirem, provoquem reflexão e direccionem as pessoas para conteúdos profundamente significativos”, destacam.

A Casina Pío IV também irá contar com os actores britânicos Jessica e David Oyelowo, o director americano Isaac Chung e a cantora canadiana Alessia Cara.

“Estamos muito gratos pelo apoio e participação do Papa Francisco. Agora temos um grande desafio, a esperança, a união e o bem comum são veículos para que as artes tenham um impacto positivo no coração e na mente”, explicou Luis Quinelli.

Após o encontro, estão previstas outras iniciativas em cidades como Londres, Cidade do México e Los Angeles.

Artigo original de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital, a 31 de Agosto de 2022.